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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecnologias imersivas aplicadas ao ensino da educação para sustentabilidade na educação básica
???metadata.dc.creator???: Reis, Elias Fernando Barros 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Katia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Queiroz Neto, José Pinheiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jesus, Edilza Laray de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.description.resumo???: O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos didáticos tem sido amplamente discutido em diversos contextos ao redor do mundo. Atualmente, as tecnologias imersivas, como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), vêm se consolidando como ferramentas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando experiências mais interativas e significativas. Essas tecnologias estão se tornando cada vez mais presentes no ambiente educacional devido à sua capacidade de personalizar o aprendizado, proporcionando novas formas de visualização de materiais e de interação com histórias, personagens e ambientes, além de simular situações que contribuem para a formação integral dos estudantes da Educação Básica. A Cultura do "Faça Você Mesmo" (ou "Cultura Maker") é reconhecida como uma tendência que pode transformar a escola em um ambiente mais participativo e engajado. Esse movimento encoraja um ensino mais lúdico e prazeroso, promovendo o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como protagonismo, autonomia, criatividade, pensamento crítico e o compartilhamento de ideias e produções. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de uma Plataforma Maker, visando capacitar docentes no uso de Tecnologias Imersivas como recursos didáticos no ensino da Educação para a Sustentabilidade, com ênfase no Ciclo da Água como conteúdo transversal. O estudo adotou a abordagem da complexidade sistêmica, que oportuniza a apreensão de parcelas da realidade com uma compreensão dos sujeitos e ambiente a partir dos conceitos de sistema, assim como a pesquisa-ação, pois envolve a participação ativa tanto dos pesquisadores quanto dos participantes. A investigação foi realizada com professores do Ensino Fundamental I, que participaram de uma oficina formativa, com foco no Ciclo da Água. Os resultados apontaram que a utilização dessas tecnologias contribui para um aprendizado mais dinâmico e engajador, promovendo maior interesse por conteúdos ambientais tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Além disso, destacou-se a importância da capacitação docente para a incorporação efetiva dessas ferramentas no ambiente escolar. Conclui-se que a Plataforma Maker se apresenta como um recurso pedagógico promissor para auxiliar os professores na integração das tecnologias imersivas à Educação para a Sustentabilidade, ressaltando a necessidade de investimentos em infraestrutura e formação continuada para que tais inovações sejam amplamente implementadas.
Abstract: The use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) as teaching resources has been widely discussed in various contexts around the world. Currently, immersive technologies, such as Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR), have been consolidating themselves as innovative tools in the teaching and learning process, enabling more interactive and meaningful experiences. These technologies are becoming increasingly present in the educational environment due to their ability to personalize learning, providing new ways of viewing materials and interacting with stories, characters and environments, in addition to simulating situations that contribute to the comprehensive education of students in Basic Education. The "Do It Yourself" Culture (or "Maker Culture") is recognized as a trend that can transform schools into a more participatory and engaged environment. This movement encourages more playful and enjoyable teaching, promoting the development of 21st century skills, such as leadership, autonomy, creativity, critical thinking and the sharing of ideas and productions. In this context, this research aimed to develop a Maker Platform, aiming to train teachers in the use of Immersive Technologies as teaching resources in Education for Sustainability, with an emphasis on the Water Cycle as a cross-cutting content. The study adopted the systemic complexity approach, which provides an opportunity to understand parts of reality with an understanding of the subjects and the environment based on the concepts of systems, as well as action research, as it involves the active participation of both researchers and participants. The research was conducted with Elementary School I teachers, who participated in a training workshop, focusing on the Water Cycle. The results showed that the use of these technologies contributes to a more dynamic and engaging learning, promoting greater interest in environmental content on the part of both students and teachers. In addition, the importance of teacher training for the effective incorporation of these tools in the school environment was highlighted. It is concluded that the Maker Platform presents itself as a promising pedagogical resource to assist teachers in the integration of immersive technologies into Education for Sustainability, highlighting the need for investments in infrastructure and continuing education so that such innovations are widely implemented.
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores; Trilha de estudos; Ciclo da Água; Espaço Maker
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: REIS, Elias Fernando Barros. Tecnologias imersivas aplicadas ao ensino da educação para sustentabilidade na educação básica. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10906
Issue Date: 28-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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