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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Universidade Sustentável na Amazônia: discussão baseada no caso de uma universidade estadual.
???metadata.dc.creator???: Milhomem, Karina de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Andrea Lanza Cordeiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Garcia, Deolinda Lucianne Ferreira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oka, Jaisson Miyosi
???metadata.dc.contributor.referee4???: Cavalcante, Katia Viana
???metadata.dc.contributor.referee5???: Bentes, Karime Rita de Souza
???metadata.dc.description.resumo???: As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade e na formação de cidadãos ambientalmente conscientes. Com a crescente pressão sobre os recursos naturais e a necessidade urgente de práticas sustentáveis, as IES estão cada vez mais a incorporar a sustentabilidade nas suas políticas e currículos. Este estudo tem como objetivo analisar as práticas delineadas nos documentos institucionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), fornecendo subsídios para o desenvolvimento de um cenário prospectivo para Universidades Sustentáveis na Amazônia. A metodologia empregada incluiu uma análise bibliométrica da produção científica sobre sustentabilidade nas IES ao longo de uma década (2013-2023). Os dados foram coletados em bases de dados de periódicos científicos indexados, utilizando indicadores bibliométricos para quantificar e analisar a produção, divulgação e utilização das informações registradas. Os resultados indicaram um aumento significativo de publicações sobre sustentabilidade a partir de 2019, principalmente em periódicos acadêmicos. Os temas predominantes incluíram gestão de recursos, educação para a sustentabilidade e políticas públicas, refletindo uma abordagem holística adotada pelas IES. Também foi utilizada uma abordagem qualitativa e descritiva para examinar documentos e atividades relacionadas à sustentabilidade na UEA. A pesquisa documental envolveu a análise dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEA; “UEA em Números”; Política de Sustentabilidade; e Estatuto da UEA. Além disso, o Banco de Dados de Projetos de Extensão de 2019 a 2022 foi revisado para identificar projetos que abordam temas ambientais. A análise revelou que 50 dos 83 cursos de graduação da UEA incorporam temas ambientais em seus currículos e 5% dos projetos de extensão entre 2019 e 2022 abordaram a sustentabilidade. Em 2020, a UEA implementou a sua Política de Sustentabilidade e adotou tecnologias de poupança de energia, como a transição para iluminação LED e o lançamento do projeto piloto do Sistema de Gestão de Energia. A investigação sublinhou a necessidade de uma governação eficaz para garantir a continuidade e o sucesso de iniciativas sustentáveis. Uma análise dos arquivos de classificação do GreenMetric World University Ranking de 2010 a 2023 foi realizada para avaliar a adesão das IES de todo o mundo ao ranking. Isso incluiu identificar e analisar o desempenho das IES da Amazônia Legal no ranking, com foco especial no desempenho da UEA nas quatro edições em que participou. A participação no UI GreenMetric proporcionou à UEA a oportunidade de partilhar as suas iniciativas e melhores práticas e de encorajar outras IES da região a adoptarem medidas sustentáveis. A análise do desempenho da UEA no UI GreenMetric de 2020 a 2023 revelou progressos significativos e áreas que requerem melhoria contínua. A UEA teve um desempenho notavelmente bom nas categorias Energia e Mudanças Climáticas e Educação e Pesquisa. Consequentemente, conclui-se que a UEA deve continuar a desenvolver e expandir suas práticas sustentáveis para realizar plenamente o seu potencial como líder em sustentabilidade na Amazônia. É imperativo que a instituição estabeleça um setor administrativo dedicado a coordenar e supervisionar iniciativas de sustentabilidade, semelhante às universidades brasileiras estabelecidas e reconhecidas como Universidades Sustentáveis. Uma governação eficaz é essencial para garantir que projetos valiosos mantêm a sua relevância e impacto ao longo do tempo, consolidando a UEA como um modelo de melhores práticas na região e no país.
Abstract: Higher Education Institutions (HEIs) play a crucial role in promoting sustainability and training environmentally conscious citizens. With increasing pressure on natural resources and the urgent need for sustainable practices, HEIs are increasingly incorporating sustainability into their policies and curricula. This study aims to analyze the practices outlined in the institutional documents of the State University of Amazonas (UEA), providing support for the development of a prospective scenario for Sustainable Universities in the Amazon. The methodology used included a bibliometric analysis of scientific production on sustainability in HEIs over a decade (2013-2023). Data were collected in databases of indexed scientific journals, using bibliometric indicators to quantify and analyze the production, dissemination and use of recorded information. The results indicated a significant increase in publications on sustainability from 2019 onwards, mainly in academic journals. The predominant themes included resource management, education for sustainability and public policies, reflecting a holistic approach adopted by HEIs. A qualitative and descriptive approach was also used to examine documents and activities related to sustainability at UEA. The documentary research involved the analysis of UEA's Institutional Development Plans (PDI); “UEA in Numbers”; Sustainability Policy; and UEA Statute. Additionally, the 2019 to 2022 Extension Project Database was reviewed to identify projects that address environmental themes. The analysis revealed that 50 of UEA's 83 undergraduate courses incorporate environmental themes into their curricula and 5% of extension projects between 2019 and 2022 addressed sustainability. In 2020, UEA implemented its Sustainability Policy and adopted energy-saving technologies, such as the transition to LED lighting and the launch of the Energy Management System pilot project. Research has highlighted the need for effective governance to ensure the continuity and success of sustainable initiatives. An analysis of the GreenMetric World University Ranking ranking files from 2010 to 2023 was carried out to assess the adherence of HEIs around the world to the ranking. This included identifying and analyzing the performance of HEIs in the Legal Amazon in the ranking, with a special focus on UEA's performance in the four editions in which it participated. Participation in UI GreenMetric provided UEA with the opportunity to share its initiatives and best practices and to encourage other HEIs in the region to adopt sustainable measures. Analysis of UEA's performance on UI GreenMetric from 2020 to 2023 revealed significant progress and areas requiring continued improvement. UEA performed remarkably well in the Energy and Climate Change and Education and Research categories. Consequently, it is concluded that UEA must continue to develop and expand its sustainable practices to fully realize its potential as a leader in sustainability in the Amazon. It is imperative that the institution establishes an administrative sector dedicated to coordinating and supervising sustainability initiatives, similar to Brazilian universities established and recognized as Sustainable Universities. Effective governance is essential to ensure that valuable projects maintain their relevance and impact over time, consolidating the UEA as a model of best practice in the region and country.
Keywords: Sustentabilidade e meio ambiente - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Sustentabilidade
Instituições de Ensino Superior (IES)
Amazônia
Governança
UI GreenMetric
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: Universidade Sustentável na Amazônia: discussão baseada no caso de uma universidade estadual. 2024. 121 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10925
Issue Date: 15-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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