???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10935
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Compreendendo a Agenda 2030 por meio da análise estatística: estratégia de ensino estimuladora de reflexões críticas
???metadata.dc.creator???: Marinho, Jesse de Mendonça 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Stefanuto, Vanderlei Antônio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Antonia Ivanilce Castro da
???metadata.dc.description.resumo???: Diversos esforços foram realizados para firmar acordos internacionais para reduzir os diversos problemas ambientais e sociais que eclodiram no planeta Terra nos últimos anos. Assim, todos os dias nos deparamos com notícias que alertam sobre essa situação. Contudo, essas informações são transmitidas por meio de recursos estatísticos que nem sempre são conhecidos pela sociedade. Desse modo, nesse estudo buscou-se realizar uma análise exploratória de dados estatísticos como estratégia de ensino estimuladora de reflexões críticas de questões ambientais no ensino médio. Com isso, o objetivo desse estudo foi analisar a contribuição da análise exploratória de dados estatísticos no estudo e reflexão crítica de educandos do ensino médio sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Para tanto, como objetivos específicos, adotou-se: Descrever a percepção ambiental dos educandos com respeito aos ODS da Agenda 2030; desenvolver com educandos do ensino médio análises estatísticas de dados pertinentes ao estudo dos ODS da Agenda 2030; elaborar sequência didática para estudo e reflexão crítica de educandos do ensino médio sobre os ODS, a partir da análise exploratória de dados estatísticos. A metodologia de pesquisa se caracterizou por ser de natureza aplicada com abordagem qualitativa, constituindo uma etapa importante dos procedimentos estabelecidos pela pesquisa-ação. Como resultado desse estudo, obteve-se uma sequência didática para uso de outros educadores em atividades interdisciplinares, cujo objetivo é democratizar o conhecimento e promover uma abordagem colaborativa e prática entre educadores e educandos, respeitando a diversidade e o diálogo.
Abstract: Various efforts have been made to establish international agreements to reduce the various environmental and social problems that have erupted on planet Earth in recent years. Thus, every day we come across news that alerts us to this situation. However, this information is conveyed through statistical resources that are not always known to society. Thus, this study aimed to conduct an exploratory analysis of statistical data as a teaching strategy to stimulate critical reflections on environmental issues in high school. Thus, the objective of this study was to analyze the contribution of exploratory data analysis in the study and critical reflection of high school students on the Sustainable Development Goals (SDG)of the 2030 Agenda. To this end, the specific objectives adopted were: To describe the environmental perception of high school students regarding the SDG of the 2030 Agenda; to develop statistical analyses of data relevant to the study of the SDG of the 2030 Agenda with high school students; to create a didactic sequence for the study and critical reflection of high school students on the SDG based on the exploratory analysis of statistical data. The research methodology was characterized by being applied in nature with a qualitative approach, constituting an important stage of the procedures established by action research. As a result of this study, a didactic sequence was obtained for use by other educators in interdisciplinary activities, with the aim of democratizing knowledge and promoting a collaborative and practical approach between educators and learners, respecting diversity and dialogue.
Keywords: Desenvolvimento sustentável - Pesquisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: PROBABILIDADE E ESTATISTICA
???metadata.dc.subject.user???: Agenda 2030
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Análise estatística
Educação
Estatística
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: MARINHO, Jesse de Mendonça. Compreendendo a Agenda 2030 por meio da análise estatística: estratégia de ensino estimuladora de reflexões críticas. 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Maués (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10935
Issue Date: 25-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JesseMarinho_PROFCIAMB.pdf2.86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC._JesseMarinho_PROFCIAMB.pdf12.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.