???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10936
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Contextos para implementação do Projeto Político Pedagógico na escola indígena da comunidade Renascer- Novo Airão/ AM |
???metadata.dc.creator???: | Belem, Francisco de Souza ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Raynice Geraldine Pereira da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Schwade, Micheli Carolini de Deus Lima |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação examina os contextos socioculturais e linguísticos que precisam fazer parte da implementação de um possível Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Luiz Carlos de Matos Areosa, na Comunidade Indígena Renascer, situada no município de Novo Airão, Amazonas. A pesquisa aborda aspectos históricos, geográficos e sociais da comunidade indígena, além das políticas educacionais e legislações que impactam a educação escolar indígena no Brasil, no Amazonas e em Novo Airão. O estudo traça a evolução da educação escolar indígena antes e depois da Constituição de 1988, destacando as mudanças introduzidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), compreende os avanços legais da educação escolar no Amazonas e verifica a situação da educação escolar indígena em Novo Airão, especificamente na Comunidade Renascer. Metodologicamente, emprega-se a observação sistemática e de cunho etnográfico para a coleta de dados, com ênfase na participação e no perfil dos informantes da comunidade. O aporte teórico da pesquisa foi construído com base na Linguística Aplicada e apoia-se em autores como Grupioni (1991), que discute a demanda por uma educação escolar indígena diferenciada e a importância do reconhecimento cultural; Carneiro da Cunha (2009), que destaca a gestão e proteção das terras indígenas como essenciais para a preservação das línguas e culturas indígenas; e Da Silva (2022), que salienta a necessidade de uma abordagem educacional que valorize a diversidade linguística, cultural e histórica dos povos indígenas. Esses e os demais autores, que empreendem pesquisa sobre o assunto abordado, junto com a legislação educacional brasileira, oferecem uma base sólida para entender as dinâmicas e os desafios enfrentados pela educação escolar indígena no contexto atual. A discussão dos resultados da pesquisa traz o contexto da comunidade e sua relação com a língua portuguesa e o nheengatu, como língua indígena e identitária voltada para implementação de um Projeto Político Pedagógico (PPP), reflete sobre a visão da comunidade sobre esse documento, analisa a questão da leitura e escrita, assim como uso e atitudes linguísticas dentro do contexto sociocultural da diversidade de povos que ali habitam. |
Abstract: | This dissertation examines the sociocultural and linguistic contexts that need to be part of the implementation of a possible Political-Pedagogical Project (PPP) for the Municipal School Luiz Carlos de Matos Areosa, located in the Renascer Indigenous Community in the municipality of Novo Airão, Amazonas. The research addresses the historical, geographical, and social aspects of the indigenous community, as well as the educational policies and legislation that impact indigenous school education in Brazil, Amazonas, and Novo Airão. The study traces the evolution of indigenous school education before and after the 1988 Constitution, highlighting the changes introduced by the National Education Guidelines and Framework Law (LDB), understanding the legal advancements of school education in Amazonas, and examining the situation of indigenous school education in Novo Airão, specifically in the Renascer Community. Methodologically, systematic and ethnographic observation is used for data collection, with an emphasis on the participation and profile of community informants. The theoretical framework of the research is built on Applied Linguistics and draws on authors such as Grupioni (1991), who discusses the demand for a differentiated indigenous school education and the importance of cultural recognition; Carneiro da Cunha (2009), who highlights the management and protection of indigenous lands as essential for the preservation of indigenous languages and cultures; and Da Silva (2022), who emphasizes the need for an educational approach that values the linguistic, cultural, and historical diversity of indigenous peoples. These and other authors researching the topic, along with Brazilian educational legislation, provide a solid foundation for understanding the dynamics and challenges faced by indigenous school education in the current context.The discussion of the research results presents the community's context and its relationship with the Portuguese language and Nheengatu, as an indigenous and identity language aimed at implementing a Political-Pedagogical Project (PPP). It reflects on the community's perspective regarding this document, analyzes issues related to reading and writing, as well as the use and linguistic attitudes within the sociocultural context of the diverse peoples living there. |
Keywords: | Escolas indígenas - Amazonas Educação multicultural Indígenas - Educação Planejamento educacional Prática de ensino Linguística |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação escolar indígena Línguística Linguística aplicada Projeto Político Pedagógico |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Citation: | BELÉM, Francisco de Souza. Contextos para implementação do Projeto Político Pedagógico na escola indígena da comunidade Renascer- Novo Airão/ AM. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10936 |
Issue Date: | 22-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_FranciscoBelém_PPGL.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.