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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10972
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A formação do conceito gravitação universal com experimentos de modelagem antigravitacional |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Malena Albuquerque ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Nicot, Yuri Expósito |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Dolzane, Maria Ione Feitosa |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Guerrero Zayas, Fidel |
???metadata.dc.description.resumo???: | A formação de conceitos é uma habilidade intelectual presente dentro do processo cognitivo, tem suas bases teóricas em Vygotsky (2009) que remete a relação entre pensamento e linguagem ligado ao processo de construção de significados, sendo a linguagem um meio de facilitar e desenvolver o aprendizado. Nesse contexto, a formação do conceito Gravitação Universal, como fenômeno físico estudado no 9º ano do ensino fundamental, se destaca como um desafio significativo necessário para compreender como é estruturado o Sistema Solar e as condições de vida no planeta Terra. Destaca-se a relevância dos experimentos como instrumento pedagógico para facilitar a aprendizagem significativa e a internalização de conceitos científicos pelos discentes. No cenário educacional contemporâneo, os docentes de ciências enfrentam diversos desafios, incluindo a escassez de recursos didáticos, a precariedade da infraestrutura escolar e a ausência de capacitação específica para lidar com abordagens experimentais. Nesse sentido, a pesquisa propõe um estudo de práticas experimentais, em particular de experimentos denominados “antigravitacionais” como um modelo que influencia na formação de conceitos científicos em estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Este estudo baseia-se também em teorias de aprendizagem cognitivistas apresentada por Vygotsky (2009) que enfatiza a importância da interação social no processo de ensino aprendizagem. . Além disso, são discutidas as limitações do modelo tradicional de ensino de ciências e a relevância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa é do tipo qualitativa na implementação de ferramentas para a coleta de dados e análise de resultados, partindo em primeiro momento de um estudo bibliográfico sobre artigos científicos, dissertações e outras fontes para contextualizar o problema de pesquisa: a concepção didática e metodológica dos experimentos “antigravitacionais” no processo de ensino e aprendizagem em ciências oferece independência cognitiva dos estudantes do último ano do ensino fundamental para a explicação do fênomeno físico Gravitação Universal?.O objetivo geral da pesquisa consiste em estabelecer os elementos teóricos e metodológicos que permitam estruturar a aprendizagem e formação de conceitos científicos a partir da experimentação com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A observação participante foi a abordagem da pesquisa qualitativa junto à aplicação de pré-teste e pós-teste, enquetes e a análise de dados para inferir os resultados a partir das atividades experimentais realizadas com os estudantes. A elaboração de uma sequência didática, conforme Zabala (1998) tem como fundamento didático orientar o trabalho metodológico para formar os conceitos relacionados com a gravitação universal e consiste em um conjunto de passos lógicos como atividades didáticas do professor e seus estudantes em interação junto ao recurso didático. Os resultados a partir da categorização e seus indicadores, segundo Bardin (2013) demonstram que os estudantes realizam uma interpretação mais fundamentada teoricamente e de forma prática dos conceitos abordados neste tema de pesquisa. |
Abstract: | Concept formation is an intellectual skill present within the cognitive process, with its theoretical foundations in Vygotsky (2009) which refers to the relationship between thought and language linked to the process of constructing meaning, language being a means of facilitating and developing learning. 1 In this context, the formation of the concept of Universal Gravitation, as a physical phenomenon studied in the 9th grade of elementary school, stands out as a significant challenge necessary to understand how the Solar System is structured and the conditions of life on planet Earth. The relevance of experiments as a pedagogical tool to facilitate meaningful learning and the internalization of scientific concepts by students is highlighted. In the contemporary educational scenario, science teachers face various challenges, including the scarcity of didactic resources, the precariousness of school infrastructure, and the absence of specific training to deal with experimental approaches. 2 In this sense, the research proposes a study of experimental practices, in particular of experiments called "anti-gravity" as a model that influences the formation of scientific concepts in 9th-grade elementary school students. This study is also based on cognitive learning theories presented by Vygotsky (2009) which emphasizes the importance of social interaction in the teaching-learning process. 3 In addition, the limitations of the traditional model of science teaching and the relevance of experimentation in the teaching-learning process are discussed. The research is qualitative in nature in the implementation of tools for data collection and analysis of results, starting from a bibliographic study of scientific articles, dissertations, and other sources to contextualize the research problem: the didactic and methodological conception of "anti-gravity" experiments in the teaching and learning process in science offers cognitive independence of students in the last year of elementary school to explain the physical phenomenon of Universal Gravitation? The general objective of the research is to establish the theoretical and methodological elements that allow structuring the learning and formation of scientific concepts from experimentation with 9th-grade elementary school students. Participant observation was the approach of the qualitative research together with the application of pre-test and post-test, interview, surveys, and data analysis to infer the results from the experimental activities carried out with the students. The elaboration of a didactic sequence, according to Zabala (1998) has as its didactic foundation to guide the methodological work to form the concepts related to universal gravitation and consists of a set of logical steps such as didactic activities of the teacher and their students in interaction with the didactic resource. The results from the categorization and its indicators, according to Bardin (2013) show that students carry out a more theoretically grounded and practical interpretation of the concepts addressed in this research topic. |
Keywords: | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Ciência - Experiências Gravidade (Física) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
???metadata.dc.subject.user???: | Experimentação Formação de conceito Modelagem |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citation: | OLIVEIRA, Malena Albuquerque. A formação do conceito gravitação universal com experimentos de modelagem antigravitacional. 2025. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10972 |
Issue Date: | 14-May-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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