???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10989
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A influência do grafite nos processos criativos individuais e coletivos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Manaus: um estudo mediado pela arte de Mia Montreal |
Other Titles: | The influence of graffiti on the individual and collective creative processes of students in the 8th grade of elementary school II in a public school in Manaus: a study mediated by the art of Mia Montreal |
???metadata.dc.creator???: | Neves, Elizângela Oliveira ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Lopes, Valter Frank de Mesquita |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Suzuki, Clarissa Lopes |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nascimento, Maria Evany do |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa tem como objetivo observar se o apoderamento das técnicas e processos criativos de uma artista/grafiteira de Manaus, Mia Montreal, pode exercer influência significativa sobre os processos criativos, inicialmente individuais e posteriormente coletivos, utilizando a linguagem do grafite, dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola da rede pública na cidade de Manaus. A observação baseia-se em reflexões de Ana Mae Barbosa, Bell Hooks, Edith Derdyk, Ivone Richter, Rita L. Irwin, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, no depoimento do artista pixador Cripta Djan e na contribuição de Luís Fernando Lazzarin. A metodologia utilizada para a produção de painéis coletivos é a A/r/tografia. A pesquisa segue princípios que combinam análises qualitativas, como a interpretação crítica das práticas artísticas e avaliação dos impactos dessas práticas. Os possíveis resultados esperados são a construção de novas maneiras de pensar e entender que o fazer artístico resulta de reflexão, do próprio processo de criação e da interação com os colegas de turma, além de expressar-se por meio da Arte, criando coletivamente e reconhecendo-se como parte integrante da obra realizada, ainda que esta seja coletiva. Isso permite uma compreensão profunda e multifacetada do objeto de estudo, assegurando que a investigação não só enriqueça a produção artística, mas também contribua significativamente para o campo acadêmico. |
Abstract: | The present research aims to observe whether the empowerment of the creative techniques and processes of an artist/graffiti artist from Manaus, Mia Montreal, can exert a significant influence on the creative processes, initially individual and later collective, using the language of graffiti, of students of the 8th grade of elementary school II in a public school in the city of Manaus. The observation is based on reflections by Ana Mae Barbosa, Bell Hooks, Edith Derdyk, Ivone Richter, Rita L. Irwin, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, on the testimony of the pixador artist Cripta Djan and on the contribution of Luís Fernando Lazzarin. The methodology used for the production of collective panels is A/r/tography. The research follows principles that combine qualitative analyses, such as the critical interpretation of artistic practices and evaluation of the impacts of these practices. The possible expected results are the construction of new ways of thinking and understanding that artistic making results from reflection, from the creation process itself and from interaction with classmates, in addition to expressing oneself through Art, creating collectively and recognizing oneself as an integral part of the work carried out, even if it is collective. This allows for a deep and multifaceted understanding of the object of study, ensuring that the investigation not only enriches artistic production but also contributes significantly to the academic field. Keywords: graffiti; creative process; urban art; collective project; elementary school. |
Keywords: | Artes - Estudo e ensino Artes na educação Arte de rua |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Grafite Processo criativo Arte urbana Projeto coletivo Ensino fundamental |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | NEVES, Elizângela Oliveira. A influência do grafite nos processos criativos individuais e coletivos dos alunos do 8º ano do ensino fundamental II em uma escola pública de Manaus: um estudo mediado pela arte de Mia Montreal. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10989 |
Issue Date: | 13-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_ElizângelaNeves_PROFARTES.pdf | 11.03 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.