???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10997
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desafios da reformulação curricular do novo ensino médio e seus impactos na prática docente nas escolas estaduais de tempo integral em Manaus
Other Titles: Challenges of curricular reformulation of the new high school and its impacts on teaching practice in full-time state schools in Manaus
???metadata.dc.creator???: Bessa, Madrileyde da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Saulo Cézar Seiffert
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lemos, Radamés Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Palma, Rute Cristina Domingos da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo investigar o processo de implementação curricular no Novo Ensino Médio (NEM), através do olhar dos sujeitos da pesquisa, à luz dos documentos legais sancionados pela lei nº. 13.415/2017, em fevereiro de 2017, consolidando a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. Além disso, destaca-se, aqui, os documentos Estaduais, como o Referencial Curricular Amazonense – Etapa Ensino Médio (RCA - EM) – e a Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio (PCP); e documentos locais, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, além de entrevistas com docentes de matemática e gestoras em três escolas estaduais de tempo integral em Manaus, Amazonas. Para isso, usa-se, aqui, como critério de seleção as três maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, na zona Norte. A principal justificativa do trabalho está em contribuir com os debates acerca dos desafios e impactos da reforma curricular do ensino médio, na organização estrutural do currículo e na formação continuada dos professores de matemática nesse processo. A abordagem predominante da pesquisa é a qualitativa, e os dados da mesma foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas. E tais dados analisados tiveram como referência a Análise de Conteúdo de Bardin. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e tiveram dois destinos: a descrição de dados através de experiências vivenciadas e a categorização do tipo temática. Foi constatado, nos documentos analisados, o letramento matemático presente em competências e habilidades no processo de elaboração desses documentos oficiais, tendo como base avaliações externas. Os resultados apontam para a articulação dos saberes adquiridos na prática docente e adaptação do ensino a realidades locais, as concepções pedagógicas que refletem as transformações sociais e pedagógicas moldando o currículo formal e a importância da interdisciplinaridade e contextualização no processo de ensino aprendizagem alinhando componentes curriculares para o contexto amazônico.
Abstract: This dissertation aims to investigate the process of curricular implementation in the New High School (NEM), through the perspective of the research subjects, in light of the legal documents sanctioned by law no. 13.415/2017, in February 2017, consolidating the approval of the National Common Curricular Base (BNCC), in 2018. In addition, state documents stand out here, such as the Amazonian Curricular Reference - High School Stage (RCA - EM) - and the High School Curricular and Pedagogical Proposal (PCP); and local documents, such as the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools, in addition to interviews with mathematics teachers and administrators in three full-time state schools in Manaus, Amazonas. For this, the three highest scores of the Basic Education Development Index (IDEB) of 2023, in the North Zone, are used as a selection criterion. The main justification for this study is to contribute to the debates on the challenges and impacts of the high school curriculum reform, on the structural organization of the curriculum and on the continuing education of mathematics teachers in this process. The predominant approach of the research is qualitative, and the data were collected through documentary research and interviews. These data were analyzed using Bardin's Content Analysis. The data obtained in the interviews were transcribed and used for two purposes: description of data through lived experiences and categorization of thematic type. In the documents analyzed, mathematical literacy was found to be present in competencies and skills in the process of preparing these official documents, based on external evaluations. The results point to the articulation of knowledge acquired in teaching practice and adaptation of teaching to local realities, pedagogical concepts that reflect social and pedagogical transformations shaping the formal curriculum and the importance of interdisciplinarity and contextualization in the teaching-learning process, aligning curricular components to the Amazonian context.
Keywords: Ensino médio - Currículos
Reforma do ensino
Currículos - Mudança
Professores de matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Reforma curricular
Novo Ensino Médio
Formação de professores de matemática
Saberes docentes
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BESSA, Madrileyde da Silva. Desafios da reformulação curricular do novo ensino médio e seus impactos na prática docente nas escolas estaduais de tempo integral em Manaus. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10997
Issue Date: 15-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MadrileydeBessa_PPGECIM.pdf2 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.