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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Biotecnologia e microbiologia na educação básica: desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para conscientização sobre o impacto do óleo diesel na diversidade microbiana do solo
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Emerson da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Andrade, Edmar Vaz
First advisor-co: Cordeiro, Isabelle Bezerra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carmo, Edson Junior do
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Maria Inês Braga de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação básica segue um tradicionalismo que, em muitos casos, impossibilita o avanço dos alunos em questões de formação e profissionalização. Uma das alternativas mais presentes neste novo modelo é o ensino profissionalizante e tecnológico, cuja principal modalidade é a dinamização dos conteúdos com o que se tem nos mais diversos mercados de trabalho. O ensino de microbiologia nas escolas públicas de ensino médio é frequentemente, negligenciado pela complexidade dos assuntos, mas principalmente, pela falta de alternativas didáticas experimentais que norteiam uma visão profissional. Diante dos fatos, este estudo tem como objetivo desenvolver metodologias didáticas para a educação básica utilizando como modelo o impacto do óleo diesel sobre a diversidade microbiana de solo. Para compreender o impacto do combustível, foi coletada amostra de solo no município de Iranduba e transportado ao Laboratório de Proteômica da UFAM, a fim de verificar a diversidade microbiana do solo. Tal solo foi submetido a tratamentos com solução PBS e solução PBS + 5% de óleo diesel. Observou-se que o diesel interferiu na diversidade bacteriana, o que nos leva a entender que o ambiente fica alterado e que o microbioma do solo é diretamente afetado pelos compostos químicos presentes. Ao mesmo tempo, visando a transposição didática e o processo de transformar o conhecimento científico em conhecimento escolar, alternativas pedagógicas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem foram aplicadas com os alunos do 3° do ensino médio, seguindo a temática: microbiologia básica, combustíveis fósseis e biorremediação. Os estudantes apresentaram um grande interesse pela temática, na qual 96,4% dos alunos participantes classificaram as atividades com conceito “ótimo/bom”. Tais alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer os Laboratórios de Biofísica e o de Proteômica da Ufam, no intuito de incentivá-los a seguir a formação no nível superior. O presente estudo contribuiu com a formação de cidadãos que entendam o impacto dos combustíveis fósseis na natureza, principalmente na diversidade microbiana, além de conscientizar sobre a importância econômica do óleo diesel e os efeitos negativos do descarte de forma errada ou acidental, gera efeitos negativos à diversidade microbiana, que é fundamental para a ciclagem de nutrientes e ao meio ambiente. Aliado a essa conscientização, espera-se que o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas proporcionou aos escolares um maior aprendizado e incorporação dos conceitos básicos.
Abstract: Basic education still follows a traditionalist model that, in many cases, hinders students' progress in terms of training and professional development. One of the most prominent alternatives in this new educational approach is vocational and technological education, which emphasizes the integration of academic content with real-world applications across various job markets. Microbiology teaching in public high schools is often neglected, primarily due to the complexity of the subject matter and the lack of experimental teaching alternatives that provide a professional perspective. In light of this, the present study aims to develop didactic methodologies for basic education using the impact of diesel oil on soil microbial diversity as a model. To assess the fuel's impact, a soil sample was collected in the municipality of Iranduba and transported to the Proteomics Laboratory at UFAM to analyze its microbial diversity. The soil was treated with PBS solution and PBS solution containing 5% diesel oil. It was observed that diesel interfered with bacterial diversity, indicating that the environment is altered and that the soil microbiome is directly affected by the chemical compounds present. Simultaneously, to enable didactic transposition and the transformation of scientific knowledge into school-level knowledge, pedagogical alternatives based on active learning methodologies were applied with 12th-grade students. The activities followed themes such as basic microbiology, fossil fuels, and bioremediation. The students showed great interest in the topic, with 96.4% of participants rating the activities as “excellent/good.” These students also had the opportunity to visit the Biophysics and Proteomics Laboratories at UFAM, with the goal of encouraging them to pursue higher education. This study contributed to the formation of citizens who understand the environmental impact of fossil fuels, particularly on microbial diversity, and raised awareness of the economic importance of diesel oil and the negative effects of improper or accidental disposal, which harms microbial diversity—essential for nutrient cycling and environmental balance. In addition to raising awareness, it is expected that the development of pedagogical tools enhanced students' learning and the assimilation of basic concepts.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Metodologias educacionais
Impactos de hidrocarbonetos
Diversidade bacteriana
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Citation: Biotecnologia e microbiologia na educação básica: desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para conscientização sobre o impacto do óleo diesel na diversidade microbiana do solo. 2025. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11056
Issue Date: 26-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Biotecnologia

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