???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCruz, Daniel Madson Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1885714666319474eng
dc.contributor.advisor1Mota, Sheila Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832eng
dc.contributor.referee1Pacheco, Almir de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497811380342629eng
dc.contributor.referee2Santos, Patrícia dos Anjos Braga Sá dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8606489766185567eng
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationCRUZ, Daniel Madson Souza da. Arquétipos no design de identidades visuais: guia projetual para designers. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11081-
dc.description.resumoEste estudo investiga como a teoria dos arquétipos pode contribuir para o desenvolvimento de identidades visuais, propondo um modelo projetual baseado nos arquétipos definidos por Mark e Pearson (2001), a partir da teoria de Jung (2000). A pesquisa busca integrar conhecimentos de Design, Marketing e Publicidade, explorando o potencial simbólico no desenvolvimento das marcas. O modelo, dividido em dez etapas, foi testado por meio de um estudo de caso aplicado à criação da identidade visual de uma marca real. Como resultado, foi desenvolvido um guia digital que apresenta o modelo de forma prática e acessível, com templates e orientações para que designers possam aplicar os arquétipos em seus próprios projetos. A proposta contribui para o campo do Design ao oferecer um passo a passo estruturado, que ajuda a fortalecer a identidade arquetípica das marcas e apoia o profissional na construção de projetos mais coerentes e expressivos.eng
dc.description.abstractThis study investigates how archetype theory can contribute to the development of visual identities by proposing a design model based on the brand archetypes defined by Mark and Pearson (2001), grounded in Jung's (2000) theory. The research aims to integrate knowledge from Design, Marketing, and Advertising, exploring the symbolic potential in brand development. The model, structured in ten stages, was tested through a case study involving the creation of a visual identity for a real brand. As a result, a digital guide was developed to present the model in a practical and accessible way, offering templates and guidelines so that designers can apply archetypes in their own projects. This proposal contributes to the field of Design by providing a structured, step-by-step approach that helps strengthen a brand’s archetypal identity and supports professionals in building more coherent and expressive visual identity projects.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86700/DISS_DanielCruz_PPGD.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho industrialpor
dc.subjectProjeto de produtopor
dc.subjectDesenhistas industriaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: PROGRAMACAO VISUALeng
dc.titleArquétipos no design de identidades visuais: guia projetual para designerseng
dc.title.alternativeArchetypes in visual identity design: A Guide for Designerseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4467-0391eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8782-5237eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1421-4280eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7405-5520eng
dc.subject.userDesignpor
dc.subject.userArquétipospor
dc.subject.userIdentidade visualpor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DanielCruz_PPGD41.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.