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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11089
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Políticas Públicas de/para educação indígena nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista - RR |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Wellen Crystinne de Araújo Sousa e ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Baptaglin, Leila Adriana |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Santos, Alessandra de Sousa |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Moraes, Nelson Russo de |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Gonçalvez, Carolina Brandão |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | Machado, Ananda |
???metadata.dc.description.resumo???: | A tese de doutorado que ora se apresenta visa compreender como está sendo efetivada a organização e a operacionalização das políticas educacionais para alunos indígenas nas escolas urbanas da rede Estadual de Educação de Roraima. Nesse sentido, a pesquisa analisou as implementações das referidas políticas, bem como sua eficácia ao garantir a efetividade de uma educação intercultural que respeite e valorize as identidades e os direitos dos povos indígenas. Dessa forma, lançou mão de uma abordagem qualitativa, em um estudo que envolveu revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os representantes dos setores da SEED (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), sendo eles dos seguintes departamentos: Departamento de Educação Básica (DEB), Departamento de Educação Escolar indígena, Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), Divisão de Fortalecimento de Currículo (DIFIC) e Divisão de Projetos Especiais (DPE). Os resultados alcançados foram divididos em duas categorias: Políticas Públicas e Educação Indígena e Currículo e BNCC. As análises indicaram que, mesmo com os avanços legislativos, ainda é limitada a participação indígena na formulação das políticas públicas que envolvem os povos indígenas. Ademais, as dificuldades linguísticas, a falta de adaptação curricular e o preconceito se mostram como entraves a superação desses problemas. Frente o exposto, compreendeu-se a necessidade de que a Educação Indígena se mostre mais inclusiva, que enfatize a importância de um ensino intercultural, que valorize as culturas indígenas e que estimule uma educação diferenciada. Assim, este estudo possibilitou discussões sobre a Educação Indígena no contexto urbano e aponta alguns caminhos para o fortalecimento de políticas públicas educacionais voltadas para essa população, incentivando mais respeito à diversidade cultural. A tese de doutorado que ora se apresenta visa compreender como está sendo efetivada a organização e a operacionalização das políticas educacionais para alunos indígenas nas escolas urbanas da rede Estadual de Educação de Roraima. Nesse sentido, a pesquisa analisou as implementações das referidas políticas, bem como sua eficácia ao garantir a efetividade de uma educação intercultural que respeite e valorize as identidades e os direitos dos povos indígenas. Dessa forma, lançou mão de uma abordagem qualitativa, em um estudo que envolveu revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os representantes dos setores da SEED (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), sendo eles dos seguintes departamentos: Departamento de Educação Básica (DEB), Departamento de Educação Escolar indígena, Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), Divisão de Fortalecimento de Currículo (DIFIC) e Divisão de Projetos Especiais (DPE). Os resultados alcançados foram divididos em duas categorias: Políticas Públicas e Educação Indígena e Currículo e BNCC. As análises indicaram que, mesmo com os avanços legislativos, ainda é limitada a participação indígena na formulação das políticas públicas que envolvem os povos indígenas. Ademais, as dificuldades linguísticas, a falta de adaptação curricular e o preconceito se mostram como entraves a superação desses problemas. Frente o exposto, compreendeu-se a necessidade de que a Educação Indígena se mostre mais inclusiva, que enfatize a importância de um ensino intercultural, que valorize as culturas indígenas e que estimule uma educação diferenciada. Assim, este estudo possibilitou discussões sobre a Educação Indígena no contexto urbano e aponta alguns caminhos para o fortalecimento de políticas públicas educacionais voltadas para essa população, incentivando mais respeito à diversidade cultural. Palavras-chave: Educação indígena, Políticas públicas, Identidade cultural, Interculturalidade, Inclusão escolar. |
Abstract: | The doctoral thesis presented here aims to understand how the organization and operationalization of educational policies for indigenous students in urban schools in the State Education Network of Roraima are being implemented. In this sense, the research analyzed the implementation of these policies, as well as their effectiveness in ensuring the effectiveness of an intercultural education that respects and values the identities and rights of indigenous peoples. Thus, it used a qualitative approach, in a study that involved bibliographic review, document analysis and semi-structured interviews. The semi-structured interviews were conducted with representatives of the sectors of SEED (State Secretariat of Education and Sports), namely: Department of Basic Education (DEB), Department of Indigenous School Education, State Center for Training of Education Professionals of Roraima (CEFORR), Division of Curriculum Strengthening (DIFIC), Division of Special Projects (DPE). The results achieved were divided into two categories: Public Policies and Indigenous Education and Curriculum and BNCC. The analyses indicated that, even with legislative advances, indigenous participation in the formulation of public policies involving indigenous peoples is still limited. Furthermore, linguistic difficulties, lack of curricular adaptation and prejudice are obstacles to overcoming these problems. In view of the above, it was understood that Indigenous Education needs to be more inclusive and representative, emphasizing the importance of intercultural teaching, valuing indigenous cultures and encouraging differentiated education. Thus, this study enabled discussions about Indigenous Education in the urban context and points out some ways to strengthen public educational policies aimed at this population, encouraging greater respect in cultural diversity. Keywords: Indigenous Education, Public Policies, Cultural Identity, Interculturality, School Inclusion. |
Keywords: | Educação inclusiva - Roraima (RR) Educação indígena - Roraima (RR) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação indígena Políticas públicas Identidade cultural Interculturalidade Inclusão escolar |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
Citation: | SILVA, Wellen Crystinne de Araújo Sousa e. Políticas Públicas de/para educação indígena nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista - RR. 2025. 167 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Boa Vista (RR), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11089 |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação da Amazônia |
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