???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11094
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A contribuição do movimento Hip Hop para a aprendizagem das linguagens artísticas na escola |
Other Titles: | The educational contribution of the Hip Hop movement to the teaching of artistic languages in public schools |
???metadata.dc.creator???: | Ribeiro, Hiago Andrade ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Farias, Elias Souza |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nascimento, Bruno Bastos do |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre a contribuição do movimento Hip Hop como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino das artes, tendo como foco principal as experiências vivenciadas em escolas públicas situadas em contextos periféricos. As linguagens artísticas inerentes ao Hip Hop — como o rap, o grafite, o breakdance e o DJ — foram exploradas como formas legítimas de expressão estética, com ênfase na música, especialmente o rap, que se destacou como linguagem condutora das atividades desenvolvidas, por meio da oralidade, do ritmo e da poesia urbana. A partir da metodologia qualitativa, com base na observação participante em 06 turmas do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, foram desenvolvidas atividades tais como seminário sobre a origem do Hip Hop, criação de grafites no caderno, batalhas de rima e interpretação de músicas de rap. Os resultados evidenciaram maior engajamento dos estudantes, fortalecimento da autoestima e expressão das identidades juvenis. O Hip Hop, enquanto expressão cultural e linguagem artística, pode contribuir para a construção de um currículo mais plural, inclusivo e conectado às vivências dos alunos. Ao trazer para a escola elementos já presentes na vida dos estudantes, como a música que escutam, a arte que produzem nas ruas e os temas que discutem em suas comunidades, o Hip Hop aproxima o conteúdo escolar da realidade dos alunos, promovendo pertencimento, escuta ativa e protagonismo cultural. |
Abstract: | This dissertation aims to reflect on the contribution of the Hip Hop movement as a pedagogical tool applied to the teaching of arts, focusing primarily on experiences in public schools located in peripheral contexts. The artistic languages inherent to Hip Hop — such as rap, graffiti, breakdance, and DJing — were explored as legitimate forms of aesthetic expression, with emphasis on music, especially rap, which stood out as the guiding language of the developed activities through orality, rhythm, and urban poetry. Based on a qualitative methodology and participant observation in six 1st-year high school classes at Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, activities were carried out, including a seminar on the origins of Hip Hop, creation of graffiti in notebooks, rap battles, and interpretation of rap songs. The results revealed greater student engagement, strengthened self-esteem, and the expression of youth identities. Hip Hop, as a cultural expression and artistic language, can contribute to the construction of a more plural, inclusive curriculum that is connected to students’ experiences. By bringing to school elements already present in their lives, such as the music they listen to, the art they produce in the streets, and the themes they discuss in their communities, Hip Hop brings school content closer to students’ reality, promoting belonging, active listening, and cultural protagonism. |
Keywords: | Arte - Estudo e ensino Hip-hop (Cultura popular) Dança na educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Hip Hop Ensino de Artes Currículo Escolar Cultura Juvenil Educação Periférica |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | RIBEIRO, Hiago Andrade. A contribuição do movimento Hip Hop para a aprendizagem das linguagens artísticas na escola. 2025. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11094 |
Issue Date: | 3-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_HiagoRibeiro_PROFARTES | 1.56 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.