???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11119
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Ronny Helson de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971098585095477eng
dc.contributor.advisor1Bik, Jonas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5345312521055243eng
dc.contributor.advisor-co1Neves, Milene da Silva Morais-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786406476844458eng
dc.contributor.referee1Costa, Cleinaldo Almeida-
dc.contributor.referee2Carneiro, Lilian Carla-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.citationALVES, Ronny Helson de Souza. Educação médica em cirurgia: guia de propostas metodológicas para cirurgiões docentes. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11119-
dc.description.resumoJUSTIFICATIVA:O presente estudo é motivado pela necessidade de fomentar o conhecimento para os docentes sobre metodologias ativas no ensino da cirurgia, e assim fornecer suporte de comotransmitir o conhecimento cirúrgico. Somado a isso, incentivar usando essas metodologias ativas, o aprendizado e o interesse dos discentes no que tange ao ensino médico. OBJETIVO GERAL:Conceber um guiacom metodologias ativas de ensino para cirurgiões que atuam como docente em medicina; ESPECÍFICOS:Identificar através de revisão Integrativa da literatura,as principais metodologias ativas que se encaixam no ensino médico; Compilar os dados da literatura científica para a elaboração do manual metodológico de ensino na disciplina de cirurgia; MÉTODO: Revisão integrativa da literatura científica para elaboração de um manual metodológico para os docentes de cirurgia na graduação em medicina. RESULTADOS: A amostra foi composta por 55 artigos, incluídos dois registros adicionais por meio de pesquisa manual que serviram como base para a confecção do manual de metodologias ativas para cirurgiões docentes. CONCLUSÕES:Foi possível a elaboração do guia de propostas metodológicas, e uma unanimidade nas pesquisas encontradas, os benefícios das metodologias ativas de ensino em relação a metodologia tradicional, e que as combinações dos diversos tipos de metodologias ativas é a forma mais eficaz de aprendizado.eng
dc.description.abstractBACKGROUND: This study is motivated by the need to promote knowledge for teachers about active methodologies in teaching surgery, and thus provide support on how to transmit surgical knowledge. In addition, the aim is to encourage the use of these active methodologies to learn and increase students' interest in medical education. GENERAL OBJECTIVE: To design a guide with active teaching methodologies for surgeons who work as medical teachers; SPECIFIC: To identify, through an integrative literature review, the main active methodologies that fit into medical education; To compile data from the scientific literature to prepare a methodological manual for teaching surgery in the discipline; METHOD: An integrative review of the scientific literature to prepare a methodological manual for surgery teachers in undergraduate medical courses. RESULTS: The sample consisted of 55 articles, including two additional records through manual research that served as a basis for preparing the manual of active methodologies for teaching surgeons. CONCLUSIONS: It was possible to prepare a guide of methodological proposals, and there was unanimity in the research that found the benefits of active teaching methodologies in relation to traditional methodology, and that the combinations of the different types of active methodologies are the most effective form of learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87171/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Cirurgiaeng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCirurgia - Estudo e ensinopor
dc.subjectMedicina - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: MEDICINAeng
dc.titleEducação médica em cirurgia: guia de propostas metodológicas para cirurgiões docenteseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userMetodologias ativaspor
dc.subject.userManualpor
dc.subject.userCirurgiapor
Appears in Collections:Mestrado em Cirurgia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.