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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Territorializando o ciberespaço com conhecimentos indígenas, uma abordagem decolonial
Other Titles: Territorializing cyberspace with indigenous knowledge, a decolonial approach
???metadata.dc.creator???: Pires, Fernanda Gabriela de Sousa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faria, Ivani Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Seixas, Luma da Rocha
???metadata.dc.contributor.referee3???: Recendiz, Nicanor Rebolledo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Schwade, Tiago Maiká Muller
???metadata.dc.contributor.referee5???: Pinto, Marilina Conceição Bessa Serra
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta a tese sobre como a indissociabilidade do conhecimento indígena se revela por meio de suas narrativas e caracteriza sua concepção de mundo como uma trama interligada. Discute como a transposição desse conhecimento para o meio digital, através da criação de animações, pode ser uma forma de territorialização do ciberespaço. Esta transposição das narrativas indígenas para o meio digital através de animações, é abordada buscando resgatar e preservar conhecimentos subalternizados durante o processo de colonização, perpetuados na atualidade sob a égide da colonialidade. Durante o estudo se estabelecem diálogos entre as narrativas indígenas e as formas de comunicação digitais, a fim de promover a valorização da cultura indígena no contexto atual. Com o objetivo de ter uma abordagem decolonial de pesquisa, se usou como abordagem metodológica a Pesquisa Participante, Ecologia dos Saberes e a importância da interculturalidade nos processos que envolvem os trabalhos realizados, sobretudo os relativos à computação decolonial. No processo de pesquisa foram realizadas análises das histórias ancestrais indígenas à partir da contação de histórias bem como das narrativas digitais desenvolvidas;e a partir da dinâmica de trabalho para o desenvolvimento de artefatos digitais se concebeu uma proposta para desenvolvimento de artefato digital, o Design Participante Colaborativo. Durante a pesquisa foi possível comprovar a indissociabilidade do conhecimento indígena, a partir do entrelaçamento de conhecimentos envolvidos em cada narrativa. Se identificou ainda que os indígenas acreditam ser necessário realizar a transposição de seus conhecimentos para o meio digital, como forma de resistência e que para promover a territorialização do ciberespaço e a indigenização da modernidade é necessário usar formas próprias de conhecimento e abordagens como a computação decolonial, a ecologia dos saberes e a interculturalidade podem ser aliadas nesse processo.
Abstract: This research presents the thesis on how the inseparability of indigenous knowledge is revealed through their narratives and characterizes their conception of the world as an interconnected plot. It discusses how the transposition of this knowledge to the digital medium, through the creation of animations, can be a form of territorialization of cyberspace. This transposition of indigenous narratives to the digital medium through animations is addressed in an attempt to rescue and preserve subordinated knowledge during the colonization process, perpetuated today under the aegis of coloniality. During the study, dialogues are established between indigenous narratives and digital forms of communication, to promote the appreciation of indigenous culture in the current context. To have a decolonial research approach, Participant Research, Ecology of Knowledge and the importance of interculturality in the processes involving the work carried out, especially those related to decolonial computing, were used as a methodological approach. In the research process, analyses of indigenous ancestral stories were carried out based on storytelling as well as the digital narratives developed; and from the dynamics of work for the development of digital artifacts, a proposal was conceived for the development of a digital artifact, the Participant Design Collaborative. During the research, it was possible to prove the inseparability of indigenous knowledge, based on the interweaving of knowledge involved in each narrative. It was also identified that the indigenous people believe it is necessary to transfer their knowledge to the digital media, as a form of resistance and that to promote the territorialization of cyberspace and the indigenization of modernity, it is necessary to use their forms of knowledge and approaches such as decolonial computing. , the ecology of knowledge and interculturality can be allies in this process.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Decolonial computing
Indigenous people
Digital territorialization
Participatory Collaborative Design
Computação decolonial
Territorialização digital
Design Participante Colaborativo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: PIRES, Fernanda Gabriela de Sousa. Territorializando o ciberespaço com conhecimentos indígenas: Uma abordagem decolonial. 2023. 251 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11143
Issue Date: 27-Jul-2023
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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