???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11150
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Clidson Monteiro da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5161804275148642 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Schropfer, Edivânia dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5186758587635323 | eng |
dc.contributor.referee1 | Brandao, Jose Carlos Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Peres, Claudio Afonso | - |
dc.contributor.referee3 | Martins, Ayrton Luiz Urizzi | - |
dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Clidson Monteiro da. Percepção do discente da educação básica, sobre práticas e hábitos para uma vida saudável na escola. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11150 | - |
dc.description.resumo | A escola configura-se como um espaço privilegiado para a articulação entre saúde e educação no cotidiano dos estudantes, promovendo a difusão de práticas voltadas à construção de uma vida saudável ao longo de sua trajetória escolar. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um produto didático-pedagógico que auxiliasse nas atividades de ensino-aprendizagem relacionadas a hábitos e práticas saudáveis no ambiente escolar. O estudo foi realizado com discentes do 2º ano do Ensino Médio Integrado, regularmente matriculados no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, campus Coari. Como delineamento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio da aplicação de formulário semiestruturado, análise documental, realização de oficinas e atividades em campo. Os resultados revelaram que, embora a instituição apresente diversas ações de promoção da saúde previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP), Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), planos de ensino dos professores, programações escolares e ações do setor de saúde do campus, essas iniciativas eram, em grande parte, desconhecidas pelos discentes. Essa lacuna apontou fragilidades na comunicação interna e na articulação entre os setores institucionais e o corpo estudantil. A percepção dos alunos concentrou-se em práticas básicas de saúde, como higiene pessoal e hidratação, com menor ênfase em aspectos como alimentação saudável, saúde mental, prática de atividade física e outros. As intervenções realizadas durante o estudo contribuíram para o fortalecimento do protagonismo estudantil e da consciência crítica sobre o autocuidado. Como resultado, foi desenvolvido o produto educacional “Conectando saberes”, que se configura como uma ferramenta integradora e transformadora, voltada à promoção da saúde no contexto escolar. | eng |
dc.description.abstract | The school is a privileged space for linking health and education in students' daily lives, promoting the dissemination of practices aimed at building a healthy life throughout their school career. The aim of this research was to develop a didactic-pedagogical product to help with teaching-learning activities related to healthy habits and practices in the school environment. The study was carried out with students from the 2nd year of Integrated High School, regularly enrolled at the Federal Institute of Amazonas - IFAM, Coari campus. A qualitative approach was adopted as the methodological design, using a semi-structured form, document analysis, workshops and field activities. The results revealed that, although the institution had several health promotion actions set out in the Pedagogical Political Project (PPP), Pedagogical Course Projects (PPCs), teachers' teaching plans, school programs and actions by the campus health sector, these initiatives were largely unknown to students. This gap pointed to weaknesses in internal communication and in the link between institutional sectors and the student body. The students' perception focused on basic health practices, such as personal hygiene and hydration, with less emphasis on aspects such as healthy eating, mental health and physical activity. The interventions carried out during the study contributed to strengthening student protagonism and critical awareness of self-care. As a result, the educational product “Connecting Knowledge” was developed, which is an integrative and transformative tool aimed at promoting health in the school context. | eng |
dc.description.sponsorship | ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87578/DISS_ClidsonCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Centro de Ciências do Ambiente | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Hábitos de saúde | por |
dc.subject | Hábitos alimentares | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.title | Percepção do discente da educação básica, sobre práticas e hábitos para uma vida saudável na escola | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Saúde e Educação | por |
dc.subject.user | Percepção do discente | por |
dc.subject.user | Escola | por |
dc.subject.user | IFAM campus Coari | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_ClidsonCosta_PROFCIAMB.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.