???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Clidson Monteiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5161804275148642eng
dc.contributor.advisor1Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323eng
dc.contributor.referee1Brandao, Jose Carlos Martins-
dc.contributor.referee2Peres, Claudio Afonso-
dc.contributor.referee3Martins, Ayrton Luiz Urizzi-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Clidson Monteiro da. Percepção do discente da educação básica, sobre práticas e hábitos para uma vida saudável na escola. 2025. 80 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11150-
dc.description.resumoA escola configura-se como um espaço privilegiado para a articulação entre saúde e educação no cotidiano dos estudantes, promovendo a difusão de práticas voltadas à construção de uma vida saudável ao longo de sua trajetória escolar. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um produto didático-pedagógico que auxiliasse nas atividades de ensino-aprendizagem relacionadas a hábitos e práticas saudáveis no ambiente escolar. O estudo foi realizado com discentes do 2º ano do Ensino Médio Integrado, regularmente matriculados no Instituto Federal do Amazonas – IFAM, campus Coari. Como delineamento metodológico, adotou-se uma abordagem qualitativa, por meio da aplicação de formulário semiestruturado, análise documental, realização de oficinas e atividades em campo. Os resultados revelaram que, embora a instituição apresente diversas ações de promoção da saúde previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP), Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), planos de ensino dos professores, programações escolares e ações do setor de saúde do campus, essas iniciativas eram, em grande parte, desconhecidas pelos discentes. Essa lacuna apontou fragilidades na comunicação interna e na articulação entre os setores institucionais e o corpo estudantil. A percepção dos alunos concentrou-se em práticas básicas de saúde, como higiene pessoal e hidratação, com menor ênfase em aspectos como alimentação saudável, saúde mental, prática de atividade física e outros. As intervenções realizadas durante o estudo contribuíram para o fortalecimento do protagonismo estudantil e da consciência crítica sobre o autocuidado. Como resultado, foi desenvolvido o produto educacional “Conectando saberes”, que se configura como uma ferramenta integradora e transformadora, voltada à promoção da saúde no contexto escolar.eng
dc.description.abstractThe school is a privileged space for linking health and education in students' daily lives, promoting the dissemination of practices aimed at building a healthy life throughout their school career. The aim of this research was to develop a didactic-pedagogical product to help with teaching-learning activities related to healthy habits and practices in the school environment. The study was carried out with students from the 2nd year of Integrated High School, regularly enrolled at the Federal Institute of Amazonas - IFAM, Coari campus. A qualitative approach was adopted as the methodological design, using a semi-structured form, document analysis, workshops and field activities. The results revealed that, although the institution had several health promotion actions set out in the Pedagogical Political Project (PPP), Pedagogical Course Projects (PPCs), teachers' teaching plans, school programs and actions by the campus health sector, these initiatives were largely unknown to students. This gap pointed to weaknesses in internal communication and in the link between institutional sectors and the student body. The students' perception focused on basic health practices, such as personal hygiene and hydration, with less emphasis on aspects such as healthy eating, mental health and physical activity. The interventions carried out during the study contributed to strengthening student protagonism and critical awareness of self-care. As a result, the educational product “Connecting Knowledge” was developed, which is an integrative and transformative tool aimed at promoting health in the school context.eng
dc.description.sponsorshipANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básicoeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87578/DISS_ClidsonCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHábitos de saúdepor
dc.subjectHábitos alimentarespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePercepção do discente da educação básica, sobre práticas e hábitos para uma vida saudável na escolaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userSaúde e Educaçãopor
dc.subject.userPercepção do discentepor
dc.subject.userEscolapor
dc.subject.userIFAM campus Coaripor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ClidsonCosta_PROFCIAMB.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.