???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Matheus Filipe Melo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901283791241138eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602637105704791eng
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467eng
dc.contributor.referee3Dantas, Priscila Vasques Castro Dantas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460408881000132eng
dc.date.issued2025-07-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Matheus Filipe melo de. A figuração da morte: um diálogo entre o medieval, o transitório e o contemporâneo em As intermitências da morte, de José Saramago, e três diferentes formas artísticas. 2025. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus A(M), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11163-
dc.description.resumoO presente estudo investiga e analisa a existência das fases medieval, de transição e contemporânea da figuração da morte no romance de José Saramago As intermitências da morte em comparação com três diferentes formas artísticas: a iconografia, o cinema e a HQ. Especificamente, em nossa abordagem comparatista, utilizamos a iconografia medieval na qual abordamos alguns de seus principais exemplos, enquanto no cinema utilizamos O sétimo selo de Ingmar Bergman e, nas histórias em quadrinhos, utilizamos Sandman de Neil Gaiman. Para o estudo e análise das obras mencionadas, realizamos pesquisa em torno dos estudos da morte, denominando aquilo que chamamos de figuração da morte, servindo-nos como arcabouço teórico a reflexão acerca da morte estabelecida pela filosofia e antropologia contemporânea, por meio das teorias de Edgar Morin, Norbert Elias, Martin Heiddeger entre outros, bem como aspectos históricos e iconográficos presentes nos escritos de Phillipe Ariès, Johan Huizinga, Michel Vovelle, além de outros autores em outros campos. Portanto, como resultado de nossa pesquisa, foi possível constatar que a figuração medieval ainda resiste cristalizada no romance, pela permanência de algumas atitudes diante da morte, pela forma como a Igreja age e entende o pós-vida e pela imagem e atitudes que assume a morte. Quanto à figuração de transição, esta existe quase às escondidas, notável mais claramente pelo movimento pendular do romance que pelo gradiente em Bergman. Por fim, a figuração contemporânea se faz presente, bem como é a mais selvagem, pois esmaece a figura medieval quase completamente e não abre espaço para uma transição no sentido contrário, isto é, Contemporânea → Medieval. Tendo o escamoteamento da morte como causa principal disso, a imagem da morte toma formas quase definitivas, com pouco espaço para evoluções, sendo essa uma morte que escamoteia a si mesma.eng
dc.description.abstractThe present study investigates and analyzes the existence of a medieval, transitional and contemporary phases in death’s figuration in José Saramago's novel As intermitências da morte in comparison with three different artistic forms: iconography, cinema and comics. Specifically, in our comparative approach, we used the medieval iconography in which we address some of its main historical examples. Furthermore, in cinema we used The Seventh Seal by Ingmar Bergman and, in comic books, we used Sandman by Neil Gaiman. For the study and analysis of the mentioned works, we carried out research around the studies of death, naming what we call the figuration of death, serving as a theoretical framework the reflection on death established by contemporary philosophy and anthropology, through the theories of Edgar Morin, Norbert Elias, Martin Heiddeger among others, as well as historical and iconographic aspects present in the writings of Phillipe Ariès, Johan Huizinga, Michel Vovelle, as well as other authors in other fields. Therefore, it was possible to verify that medieval figuration still resists crystallized in the novel, due to the persistence of some attitudes towards death, the way the Church acts and understands the afterlife and the image and attitudes it assumes towards death. As for transitional figuration, this exists almost in secret, notable more clearly by the pendulum movement of the novel than by the gradient in Bergman. Finally, contemporary figuration of death is the wildest, as it fades the medieval figure almost completely, as well as leaving no room for a transition in the opposite direction, that is, Contemporary → Medieval. With the concealment of death as the main cause of this, the image of death takes on almost definitive forms, with little room for evolution, being this a in-novel character death that conceals itself.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87765/DISS_MatheusSantos_PPGL.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArte medievalpor
dc.subjectLiteratua Comparadapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUA PORTUGUESAeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURA COMPARADAeng
dc.titleA figuração da morte: um diálogo entre o Medieval, o Transitório e o Contemporâneo em As Intermitências da Morte, de José Saramago, e três diferentes formas artísticaseng
dc.title.alternativeThe figuration of death: a dialogue between The Medieval, The Transitory, And The Contemporary In Death at Intervals, by José Saramago, and three different artistic formseng
dc.title.alternativeLa figuration de la mort : un dialogue entre le Médiéval, le Transitoire et le Contemporain dans As Intermitências da morte, de José Saramago, et trois formes artistiques différentesfra
dc.title.alternativeLa figuración de la muerte: un diálogo entre lo Medieval, lo Transitorio y lo Contemporáneo en As Intermitências da Morte, de José Saramago, y tres formas artísticas diferentesspa
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-2304-5477eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7751-0189eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5459-6458eng
dc.subject.userJosé Saramagopor
dc.subject.userFiguração da mortepor
dc.subject.userLiteratura portuguesa contemporâneapor
dc.subject.userLiteratura comparadapor
dc.subject.userIconografia medievalpor
dc.subject.userFiguration of seatheng
dc.subject.userContemporary portuguese literatureeng
dc.subject.userComparative literatureeng
dc.subject.userMedieval iconographyeng
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MatheusSantos_PPGL 2.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.