???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Pedro Henrique Sampaio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0134046112543307eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679eng
dc.contributor.advisor-co1Wolkoff, Gisele Giandoni-
dc.contributor.referee1Silva, Josefa Alexandrina-
dc.contributor.referee2Santos, Eneida-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Pedro Henrique Sampaio. As Línguas cooficializadas e sua implementação nas escolas de São Gabriel da Cachoeira: impasses e perspectivas. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11209-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o município de São Gabriel da Cachoeira, situado no extremo noroeste do Amazonas, pioneiro na cooficialização de quatro línguas indígenas faladas na região do Alto Rio Negro: Nheengatu, Tukano, Baniwa e Ianomami. Essa iniciativa constitui um marco importante para a cooficialização de outras línguas, autóctones ou alóctones, em diferentes regiões do Brasil no campo da linguística. O objetivo central do trabalho é problematizar a atual situação das políticas linguísticas após a cooficialização, com ênfase na qualidade da Educação Escolar Indígena nas escolas municipais e na atuação das demais instituições presentes no município, bem como na organização político-administrativa pelos poderes Legislativo e Executivo. A pesquisa fundamenta-se metodologicamente em revisão bibliográfica e em investigação de campo, por meio de entrevistas com pais de alunos de diversas escolas do município, professores e a pedagoga da Escola Municipal Indígena Tenente Jefferson. Analisa-se, ainda, a atuação dos professores da disciplina “Práticas e Diversidades” e suas práticas pedagógicas. Por fim, são discutidos os desafios e as perspectivas para a valorização da diversidade sociocultural presente na região.eng
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the municipality of São Gabriel da Cachoeira, located in the far northwest of Amazonas, which pioneered the coofficialization of four indigenous languages spoken in the Alto Rio Negro region: Nheengatú, Tukano, Baniwa, and Ianomami. This initiative marks an important milestone for the co- officialization of other indigenous and non-indigenous languages in various regions of Brazil within the field of linguistics. The main objective of the work is to discuss the current situation of language policies following co-officialization, with an emphasis on the quality of Indigenous School Education in municipal schools and the role of other institutions in the municipality, as well as the political- administrative organization by the Legislative and Executive branches. The research is based on a literature review and field investigation, through interviews with parents of students from different schools, teachers, and the pedagogue of the Escola Municipal Indígena Tenente Jefferson. The study also analyzes the performance of teachers in the “Práticas e Diversidades” (Practices and Diversities) subject and their pedagogical practices. Finally, the challenges and perspectives for valuing the sociocultural diversity present in the region are discussed.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88308/DISS_PedroFerreira_PPGSCA.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazôniapor
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopor
dc.subjectLinguas indigenas - Estudo e ensino - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAs Línguas Cooficializadas e sua implementação nas escolas de São Gabriel da Cachoeira: impasses e perspectivaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0015-3934eng
dc.subject.userPolíticas Linguísticaspor
dc.subject.userEducação Escolar Indígenapor
dc.subject.userCooficialização das Línguas Indígenaspor
dc.subject.userSão Gabriel da Cachoeira/AMpor
dc.subject.userDiversidade Socioculturalpor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PedroFerreira_PPGSCA 1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.