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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecnologia cuidativo-educacional para auxiliar o enfermeiro no acolhimento aos ribeirinhos amazônicos no óbito fetal
???metadata.dc.creator???: Pinto, Tatiane Borges 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Alaidistania Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Reis, Deyvylan Araujo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Rudval Souza da
???metadata.dc.description.resumo???: A perda fetal representa o término das expectativas e transformações que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação. É o fim de um ciclo de sonhos e esperanças em torno do bebê que estava por vir. Esse momento, que simboliza tanto um começo quanto um fim, deve ser tratado com muita sensibilidade, singularidade para evitar cicatrizes emocionais no futuro. Objetivo: Construir uma tecnologia cuidativo-educacional usando a comunicação terapêutica para auxiliar o Enfermeiro no Acolhimento a mãe/família de ribeirinhos no óbito fetal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa com construção e validação de ferramentas. Foi dividido em duas etapas: primeira etapa foi realizado RIL através da questão norteadora formada pela estratégia PICo onde, P corresponde aos participantes no caso as mães, I: fenômeno de interesse, representado pela comunicação terapêutica, Co: contexto do estudo, óbito fetal. Que originou a pergunta de pesquisa: Como a comunicação terapêutica é utilizada no acolhimento às mães/famílias que experienciaram o óbito fetal? A busca ocorreu no mês de novembro de 2023, foram realizadas nos portais e bases de dados da CAPES – cafe e BVS, LILACS, BDENF, Scielo e PUBMED. No primeiro momento os estudos analisados apresentaram relatos que reconhecem a carência dessa estratégia de comunicação e escuta terapêutica, na segunda etapa realizamos um levantamento de dados com enfermeiros que atuam na maternidade através de entrevistas com 16 enfermeiros de setores com aplicação de um questionário semiestruturado para reconhecer as dificuldades desses profissionais na abordagem das mães/familiares no seu cotidiano através dessas informações foi construído o produto, o storyboard, que possui orientações como executar a comunicação terapêutica no acolhimento do óbito fetal. O storyboard foi avaliado por 11 juízes especialistas, o método analítico que foi utilizado para a validação do conteúdo foi o IVCES e o IVA, a análise da estrutura e apresentação não foi validada pois necessidade de alguns ajustes, que serão realizados antes da confecção do vídeo. Resultados: Com base nos dados obtido através da RIL e levantamento de dados através das entrevistas com os enfermeiros foi desenvolvido um storyboard educativo contendo orientações detalhadas sobre a execução da comunicação terapêutica no acolhimento às mães/famílias enlutadas. É reforçada a importância de uma abordagem cuidados e estruturada no acolhimento desse público. Considerações finais: Este estudo desvela a vivência dos profissionais de enfermagem frente ao óbito fetal e as dimensões do cuidar de enfermagem e elucida a forma de acolher a mãe/família ribeirinha no momento do óbito fetal, e se possível reduzir o impacto emocional gerado neste momento.
Abstract: Fetal loss represents the end of the expectations and transformations that occur in a woman's body during pregnancy. It marks the conclusion of a cycle of dreams and hopes surrounding the anticipated birth of the baby. This moment, symbolizing both a beginning and an end, must be addressed with great sensitivity and individuality to prevent future emotional scars. Objective: To develop a care-educational technology employing therapeutic communication to assist nurses in supporting mothers and families in riverside communities during fetal loss. Method: The study was divided into two stages. The first stage involved an integrative literature review (ILR) guided by a research question formed using the PICo strategy, where P corresponds to the participants (in this case, mothers), I represents the phenomenon of interest (therapeutic communication), and Co refers to the study context (fetal loss). The search was conducted in November 2023 across databases and portals such as CAPES – Cafe, BVS, LILACS, BDENF, Scielo, and PubMed. The initial analysis of the reviewed studies revealed reports highlighting the lack of therapeutic communication and active listening strategies. The second stage involved data collection with nurses working in maternity wards through interviews with 16 nurses from various departments, using a semi-structured questionnaire to identify the challenges these professionals face in addressing mothers and families in their daily practice. Based on this information, a product was developed—a storyboard containing guidelines on implementing therapeutic communication to support individuals during fetal loss. The storyboard was evaluated by 11 expert judges, and the analytical methods used for content validation were the CVI and IVA. However, the analysis of structure and presentation was not validated due to the need for adjustments, which will be made before producing the video. Results: Based on the data obtained through the integrative literature review (ILR) and the data collected from interviews with nurses, an educational storyboard was developed, providing detailed guidelines on the implementation of therapeutic communication in the support of grieving mothers and families. The importance of a structured and empathetic approach in addressing this population is emphasized. Final considerations: This study unveils the experiences of nursing professionals when faced with fetal death and explores the dimensions of nursing care, shedding light on how to support Amazonian riverside mothers and families during such moments, with the aim of potentially reducing the emotional impact generated in these situations.
Keywords: Enfermagem em saúde pública
Humanização dos serviços de saúde
Acolhimento nos serviços de saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM: ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
???metadata.dc.subject.user???: Comunicação em saúde
Tecnologia educacional
Acolhimento
Enfermagem
Óbito fetal
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: PINTO, Tatiane Borges. Tecnologia cuidativo-educacional para auxiliar o enfermeiro no acolhimento aos ribeirinhos amazônicos no óbito fetal. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11349
Issue Date: 23-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico

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