???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11368
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Mitologia como Estratégia Didático-Metodológica: um caminho a partir de Schelling
???metadata.dc.creator???: Souza, Adriana Prado Silva de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinheiro, Harald Sá Peixoto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bernardo, Marcio de Jesus Vireira
???metadata.dc.description.resumo???: Os pensadores da chamada Ciência da Mitologia têm se esforçado por interpretar aquilo que designaram como estruturas simbólicas às narrativas míticas. Durante o século XIX a perspectiva dominante a respeito da compreensão das narrativas míticas se deu de forma condenatória e até mesmo repulsiva pela dimensão de irracionalidade atribuída a ela, caracterizando uma linguagem pueril e patológica. Friedrich W. Schelling (1775-1854) foi um desses pensadores que inaugurou uma nova forma de pensar o mito e sua relação com as diversas sociedades que o produziram, mesmo na contramão do século do iluminismo e da cientificidade. A presente dissertação, tem como objetivo investigar de que forma a Filosofia da Mitologia de Schelling pode nos fornecer subsídios didático-metodológicos para o ensino de Filosofia. Em seus estudos, Schelling formula a sua Filosofia da mitologia, esboçando por meio de uma construção histórico-filosófico do discurso mítico, um terreno fértil para a compreensão da intersecção entre estética e ética, especialmente quando associada à profunda ressonância dos mitos de origem. Com um breve olhar da visão mitológica de alguns especialistas helênicos e a relevância desses estudos para os nossos tempos atuais, nos permitiu recorrer a mitologia como uma estratégia metodológica de ensino. Considerando uma possível fusão de horizontes, valorizando a expressão cultural encontrada nos mitos, que não se restringem apenas a mitologia grega, valorizaremos a identidade cultural, sugerindo a construção de uma sequência didática que reverbere a importância das lendas amazônicas, que são heranças culturais do imaginário vivo e, por isso, se faz presente no cotidiana e no imaginário dos povos da Amazônia.
Abstract: Thinkers of the so-called Science of Mythology have striven to interpret what they termed the symbolic structures of mythical narratives. During the 19th century, the dominant perspective on the understanding of mythical narratives was condemnatory and even repulsive due to the irrational nature attributed to them, characterizing them as puerile and pathological. Friedrich W. Schelling (1775-1854) was one of these thinkers who inaugurated a new way of thinking about myth and its relationship to the various societies that produced it, even against the grain of the century of Enlightenment and scientific. This dissertation aims to investigate how Schelling's Philosophy of Mythology can provide didactic and methodological support for teaching philosophy. In his studies, Schelling formulates his Philosophy of Mythology, outlining, through a historical-philosophical construction of mythical discourse, fertile ground for understanding the intersection between aesthetics and ethics, especially when associated with the profound resonance of origin myths. A brief look at the mythological perspectives of some Hellenistic scholars and the relevance of these studies for our current times has allowed us to use mythology as a methodological teaching strategy. Considering a possible fusion of horizons, valuing the cultural expression found in myths, which are not restricted to Greek mythology, we will emphasize cultural identity, suggesting the construction of a didactic sequence that reverberates the importance of Amazonian legends, which are cultural legacies of the living imagination and, therefore, are present in the daily lives and imaginations of the peoples of the Amazon.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Schelling
Filosofia da Mitologia
Mitos Amazônicos
Ensino de Filosofia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: SOUZA, Adriana Prado Silva de. Mitologia como Estratégia Didático-Metodológica: um caminho a partir de Schelling. 2025. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11368
Issue Date: 22-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrianaSouza_PPGFILO.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.