???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11372
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Integrando a temática crédito de carbono ao Ensino Médio
???metadata.dc.creator???: Gama, Francinaldo Pacaio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Seabra, Vlamir do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee2???: Chagas, Jolemia Cristina Nascimento das
???metadata.dc.contributor.referee3???: Schropfer, Edivania dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: A Amazônia enfrenta desafios históricos decorrentes de um modelo de desenvolvimento baseado na exploração predatória dos recursos naturais e na expansão de atividades não sustentáveis, o que intensifica desigualdades e pressiona os ecossistemas. Ao mesmo tempo, apresenta um imenso potencial para a geração de projetos sustentáveis, como reflorestamento, manejo florestal comunitário, agricultura de base sustentável, energias renováveis e iniciativas de créditos de carbono, capazes de aliar conservação e desenvolvimento. No contexto amazônico, a implementação de projetos de crédito de carbono está sendo apresentada como uma importante contribuição à conservação da floresta e à geração de renda para as comunidades locais. Por outro aspecto, há trabalhos que alertam para outro sentido que o tema pode assumir. Portanto, a compreensão desse mecanismo é crucial para que a sociedade e os mais diversos profissionais envolvidos no processo possam se posicionar nesse momento inicial da implementação do instrumento econômico no país. Apesar da importância que representa, o assunto ainda é ignorado por grande parcela da população. Nesse contexto, a educação pode dar sua parcela de contribuição na mobilização e capacitação das pessoas, despertando o sentimento de responsabilidade mútua pelo estabelecimento e destino da medida legal. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi desenvolver, com base na contabilidade ambiental, uma sequência didática que possibilite aos alunos do Curso Técnico em Administração compreenderem criticamente o instrumento econômico de créditos de carbono e suas aplicações no contexto amazônico. A pesquisa se caracterisou como qualitativa e descritiva com procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas com educadores atuantes do curso e realização de oficinas pedagógicas com os educandos do 3º ano do Curso Técnico em Administração do IFAM, campus Coari. As dinâmicas realizadas nas ofinas pedagógicas buscaram integrar às diferentes áreas do conhecimento ao contexto amazônico, estimulando debates e reflexões por meio de práticas colaborativas. Os resultados evidenciaram que os educandos associam o crédito de carbono a um instrumento econômico que contribui para conservação ambiental, reconhecendo suas interconexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a realidade amazônica. As estratégias pedagógicas aplicadas favoreceram a interdisciplinaridade, o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento. Concluímos que a integração do tema no Curso Técnico de Nível Médio em Administração se constitui estratégia interdisciplinar na formação cidadã e profissional, ao articular os componentes currículares às demandas ambientais contemporâneas. Como proposta resultante da pesquisa estruturamos um produto educacional, na forma de Guia Didático avaliado ao longo da execução da pesquisa.
Abstract: The Amazon faces historic challenges stemming from a development model based on the predatory exploitation of natural resources and the expansion of unsustainable activities, which intensifies inequalities and puts pressure on ecosystems. At the same time, it offers immense potential for the creation of sustainable projects, such as reforestation, community-based forest management, sustainable agriculture, renewable energy, and carbon credit initiatives, capable of combining conservation and development. In the Amazonian context, the implementation of carbon credit projects is being presented as an important contribution to forest conservation and income generation for local communities. On the other hand, some studies highlight another direction the topic can take. Therefore, understanding this mechanism is crucial for society and the diverse professionals involved in the process to position themselves at this early stage of the implementation of the economic instrument in the country. Despite its importance, the topic remains largely ignored by the population. In this context, education can contribute to mobilizing and empowering people, fostering a sense of mutual responsibility for the establishment and future of the legal measure. Therefore, the objective of this study was to develop, based on environmental accounting, a teaching sequence that enables students of the Technical Course in Administration to critically understand the economic instrument of carbon credits and its applications in the Amazon context. The research was qualitative and descriptive, using bibliographic and documentary research, interviews with active educators, and pedagogical workshops with third-year students of the Technical Course in Administration at IFAM, Coari campus. The workshops sought to integrate different areas of knowledge with the Amazonian context, stimulating debate and reflection through collaborative practices. The results showed that students associate carbon credits with an economic instrument that contributes to environmental conservation, recognizing their interconnections with the Sustainable Development Goals and the Amazonian reality. The pedagogical strategies implemented fostered interdisciplinarity, critical thinking, and the collective construction of knowledge. We conclude that integrating this topic into the Mid-Level Technical Course in Administration constitutes an interdisciplinary strategy for civic and professional development, by linking curricular components to contemporary environmental demands. As a result of this research, we developed an educational product in the form of a Teaching Guide, which was evaluated throughout the research.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Mudanças Climáticas
Contabilidade Ambiental
Educação ambiental crítica
Interdisciplinaridade
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: GAMA, Francinaldo Pacaio. Integrando a temática crédito de carbono ao Ensino Médio. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11372
Issue Date: 23-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROD.EDUC_FrancinaldoGama_PROFCIAMB.pdf14.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_FrancinaldoGama_PROFCIAMB.pdf5.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.