???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960
???metadata.dc.creator???: Afonso, Lucyanne de Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Rosemara Staub de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação faz a descrição e a análise da vida musical na cidade de Manaus na década de 1960. Foi uma década de mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil e no mundo, e a cidade de Manaus recebeu também, estas mudanças de acordo com seu espaço e sua história. O Jornal, o cinema e o rádio contribuíram para a definição dos espaços musicais, definindo os gostos e os comportamentos. As relações entre eles possibilitaram que a vida musical em Manaus tivesse um desenvolvimento significativo na formação artística e técnica do artista. O rádio e o cinema foram veículos preponderantes para a formação artística nesta época. As inter-relações existentes entre esses veículos motivaram muitos jovens a realizar dublagens nos clubes da cidade, o que levou a organização do Festival de Dublagem nos anos de 1965 e 1966. Evento que agitou a cidade de Manaus. Mobilizou os clubes e artistas e, teve como patrocinadores o comércio, as gravadoras e a Loja de Disco Novidades. As análises desta pesquisa tiveram como referencial teórico a tríade crítica de Theodor Adorno, quanto à indústria cultural: a escolha, a divulgação e o efeito. Esta tríade será visualizada e analisada criticamente, através do cotidiano da vida social e musical da cidade de Manaus dos anos de 1960. O Festival de Dublagem foi um evento articulado pelas gravadoras e a Loja de Discos que atuaram neste Festival com objetivos lucrativos. Entretanto, os artistas tinham conhecimento dos objetivos da indústria cultural em função do festival, mas também almejavam a sua fama e o seu reconhecimento. Consequentemente, o Festival de Dublagem foi uma alternativa econômica utilizada para divulgar as gravadoras e o comércio de discos, preconizou o gosto musical e a difusão da americanização cultural nos anos de 1960, em Manaus
Abstract: This dissertation makes the description and analysis of musical life in the city of Manaus in the 1960s. It was a decade of political, economic and social developments in Brazil and worldwide, and the city of Manaus also received these changes according to your space and your story. Newspaper, radio and cinema helped define the musical spaces, defining tastes and behaviors. The relations between them allowed the musical life in Manaus had a significant development in artistic training and technical artist. The radio and cinema were predominant vehicles for artistic training at this time. The interrelationships between these vehicles have motivated many young people to perform voiceovers in the clubs of the city, which led to the organization of Dub Festival in 1965 and 1966. Event that shook the city of Manaus. Mobilized clubs and artists and sponsors was to trade, and the record store Hard News. The analysis of this research had the triad as a theoretical critique of Theodor Adorno, the culture industry as: choice, disclosure and effect. This triad will be displayed and analyzed critically, through everyday social life and musical city of Manaus-1960s. The Festival was an event Dubbing articulated by record labels and store discs that acted in this Festival with profit goals. However, the artists were aware of the objectives of the cultural industry due to the festival, but also aspired to fame and recognition. Consequently, the Festival was an economical alternative Dubbing used to publicize the record labels and trade, called the musical taste and dissemination of cultural Americanization in 1960 in Manaus
Keywords: Música - Manaus
Manaus na Década de 1960
Música - História e crítica
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: AFONSO, Lucyanne de Melo. As inter-relações socioculturais na vida musical em Manaus na década de 1960. 2012. 211 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2267
Issue Date: 29-Oct-2012
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCYANNE DE MELO AFONSO.pdfDissertação6.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.