???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Lobato, Sandreia Pantoja | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0892690384682027 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Iolete Ribeiro da | - |
dc.date.available | 2015-04-10 | - |
dc.date.issued | 2012-12-06 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Sandreia Pantoja. Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, que estuda o indivíduo no seu contexto histórico e social, valorizando, principalmente, os aspectos culturais de cada sociedade na formação social da consciência do indivíduo, considerando a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus seguidores, e contemplando também discussões trazidas por outros autores inspirados pela referida teoria. A metodologia contemplou instrumentos como a observação participante, que privilegiou o primeiro contato da pesquisadora com a escola. Isso permitiu, logo em seguida, a realização dos grupos focais, com a participação de 12 alunos do 5° ao 9° anos, que proporcionaram muitas discussões para esta pesquisa. E, por fim, realizamos três entrevistas com alguns discentes participantes dos grupos focais para aprofundar mais algumas questões pertinentes. Durante a construção dos dados da pesquisa, pudemos perceber questões interessantes sobre os adolescentes e a relação deles com a violência. Em primeiro lugar, é necessário destacar que a concepção que se foi construindo sobre a adolescência soa de maneira negativa para os alunos, já que a escola, em particular, tenta igualar seus comportamentos para que se tornem mais disciplinados. O que ficou claro na relação deles com a escola é que a comunicação entre eles pode estar enviesada, isto é, eles não se sentem compreendidos e não compreendem algumas atitudes e normas impostas pela escola. Afirmam que a relação deles com a escola não é boa. Os estudantes enfatizam, ainda, a relação professor-aluno, que foi bastante criticada por eles, já que esperavam um posicionamento diferente dos seus mestres, porque muitos os têm como referência para a vida. Além disso, muitos criticam também a falta de interesse dos pais em participar da vida escolar dos filhos, pois os pais fazem cobranças e vão acompanhar os filhos apenas quando estes já estão reprovados, dentre outras problemáticas citadas. Nesta pesquisa, foram consideradas, também, questões que envolvem as interações sociais entre os adolescentes e suas atitudes frente à violência existente na escola. Isso permitiu uma discussão direcionada à realidade vivida pelos estudantes no seu dia a dia. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/8214/Sandreia%20Pantoja%20Lobato.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Relações | por |
dc.subject | Sentidos e significados | por |
dc.subject | Teens | eng |
dc.subject | Violence | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Relationships | eng |
dc.subject | Meanings | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA | por |
dc.title | Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sandreia Pantoja Lobato.pdf | 619.31 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.