???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2857
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Alessandra dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642752585045362por
dc.contributor.advisor1Silva Filho, José Humberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6407212894793482por
dc.contributor.advisor-co1Ubiali, Walter Adriano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793771828909985por
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2013-11-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alessandra dos Santos. O efeito da aprendizagem na mediação das respostas emocionais de ansiedade no rato wistar. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2857-
dc.description.resumoEste projeto tem como finalidade desenvolver um estudo exploratório sobre a aprendizagem na mediação das respostas de ansiedade do rato Wistar. Foram utilizados 96 ratos albinos, machos, da raça Wistar, com idades entre 90 e 120 dias, pesando aproximadamente entre 280g e 350g cada um, experimentalmente ingênuos na primeira sessão e privados de água por 48h. Os sujeitos foram subdivididos em 3 grupos de 32 animais: Grupo A: controle; Grupo B: experimental (reforço positivo água); Grupo C: experimental (reforço positivo refúgio). Para o experimento foi utilizado o campo aberto e os animais foram observados de maneira individual, cada sessão teve duração de 10 minutos. O grupo A (controle) não sofreu intervenção. O grupo B encontrou uma trilha de água no campo aberto, nas sessões 2 e 3. O grupo C encontrou um refúgio no centro do campo aberto nas sessões 2 e 3. As análises comportamentais foram realizadas a partir dos comportamentos observados nas sessões 1 e 4, evidenciando que a aprendizagem funciona como elemento mediador no controle e gerenciamento dos processos ansiosos dos ratos.por
dc.description.abstractThis project aims to develop an exploratory study of learning in mediating anxiety responses in the Wistar rat . A total of 96 male, albino rats , Wistar , aged 90 and 120 days , weighing roughly between 280g and 350g each, experimentally naive at the first session and deprived of water for 48 hours . The subjects were divided into 3 groups of 32 animals : Group A : control , Group B: experimental ( positive reinforcement - water ), Group C : experimental ( positive reinforcement - refuge) . For the experiment we used the open field , and each session lasted 10 minutes. 4 sessions were conducted with each group of animals , the first and the last pre-test and post-test respectively for all groups. Group A (control ) did not undergo . Group B found a trail of water in the open field , in sessions 2 and 3. The group C found a refuge in the center of the field in sessions 2 and 3. The behavioral analyzes were performed from the observed behaviors in sessions 1 and 4 , showing that learning acts as a mediator in the control and management of processes anxious rats .eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8226/Alessandra%20dos%20Santos%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectCampo abertopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectBehavioreng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectOpen fieldeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApor
dc.titleO efeito da aprendizagem na mediação das respostas emocionais de ansiedade no rato wistarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandra dos Santos Pereira.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.