???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3093
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Fauna de flebotomíneos (diptera: psychodidae) e circulação de tripanossomatídeos (kinetoplastida: trypanosomatidae) em área de risco para leishmaniose cutânea no município de São Gabriel da Cachoeira, AM-BR
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Francimeire Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Franco, Antônia Maria Ramos
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar do conhecimento produzido sobre os diversos elementos que compõem a cadeia de transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) no Amazonas, os estudos relacionados a tríade epidemiológica (hospedeiro, vetor e agente etiológico) desta doença nos municípios da região conhecida como Alto Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira - Santa Izabel do Rio Negro Barcelos) ainda são escassos, em particular em São Gabriel da Cachoeira (SGC), onde a região limita-se com os paises da Venezuela e Colômbia. Em decorrência disso e considerando a ausência de trabalhos relacionados ao agente etiológico e vetores da LTA que se encontram circulando no município de SGC, foi realizado levantamento da entomofauna de flebotomíneos e com isto verificou-se os potenciais transmissores de tripanossomatídeos e/ou leishmânias; além disso, avaliou-se a infecção natural nestes insetos pela técnica de dissecção e Nested-PCR, e finalmente realizou-se a caracterização bioquímica e molecular para identificação das espécies de Leishmania, isoladas de flebotomíneos e humanos. Do total de 6832 flebotomíneos coletados e distribuídos em 50 espécies foi observado um índice de diversidade considerável (H = 1,19). Destes 66% (4526/6832) correspondem a 19 espécies envolvidas na transmissão de leishmânias e/ou tripanossomatídeos de importância para a saúde pública. Foi notificado o primeiro registro de Lutzomyia conviti para o Brasil e para o Amazonas. A taxa de infecção natural por tripanossomatídeos foi em torno de 4,26%, sendo L. dendrophyla a espécie que apresentou a maior taxa de infecção, com cerca de 3,6%. Dos isolados, apenas 24 cresceram em cultivo, sendo 23 de flebotomíneo e um humano. Um total de 470 fêmeas de 13 espécies diferentes entre elas: L. ayrozai, L. dendrophyla e L. davisi foram testadas com os iniciadores descrito por Cruz et al. (2002). Os isolados não apresentaram perfis bioquímicos similares as cepas de referência de Leishmania e Endotrypanum. Dos fragmentos de DNA da região ITS sequenciados, verificou-se a formação de três grupos/espécies, sendo nove com características biológicas similares ao subgênero Viannia e dois para o subgênero Leishmania. Sugere-se a participação de L. dendrophyla na transmissão de flagelados do gênero Leishmania circulando em SGC, podendo ser a região considerada como área de risco em LTA.
Keywords: Leishmaniose cutânea
Flebotomíneos
Tripanossomatídeos
Vetores
Leishmania
Cutaneous leishmaniasis
Sandfly
Trypanosomatids
Vectors
Leishmania
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Citation: PINHEIRO, Francimeire Gomes. Fauna de flebotomíneos (diptera: psychodidae) e circulação de tripanossomatídeos (kinetoplastida: trypanosomatidae) em área de risco para leishmaniose cutânea no município de São Gabriel da Cachoeira, AM-BR. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3093
Issue Date: 7-Jun-2013
Appears in Collections:Doutorado em Biotecnologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francimeire Gomes.pdf3.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.