???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4186
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos cognitivos relacionados à transformação da floresta Amazônica: um estudo com adolescentes e jovens de Manaus e da RDS Uatumã
???metadata.dc.creator???: Forsberg, Sylvia Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gasparetto
???metadata.dc.description.resumo???: Apesar do seu reconhecido valor como repositórios de biodiversidade a na regulação do clima global, as florestas tropicais estão sendo destruídas numa taxa alarmante. Para frear esta devastação e tentar conservar estes ecossistemas para o benefício de gerações futuras, é essencial que se entenda os fatores que levam o as pessoas a transformá-los. No presente estudo, investiguei os aspectos cognitivos que subsidiavam as decisões de jovens e adolescentes de Manaus (área urbana) e da RDS do Uatumã (área rural) na hora de transformar ou conservar a floresta tropical. Para se investigar estes elementos cognitivos, foi utilizado uma variação do método da entrevista clinica piagetiana que consistiu numa entrevista semiestruturada, onde o entrevistador convidava o entrevistado para desenvolver uma tarefa de organização e arranjo espacial envolvendo a transformação da floresta. Depois de concluída a tarefa, o entrevistador apresentava argumentos e contra argumentos ao entrevistado sobre as transformações realizadas. Em seguida os resultados foram analisados qualitativamente e quantitativamente para identificar elementos cognitivos pertinentes aos objetivos. Dois índices qualitativos, o nível de entendimento sobre a floresta (NESF) e o índice de valor verde (IVV) foram avaliados a partir da análise das respostas às entrevistas e às transformações da floresta realizadas durante a tarefa. Dois índices quantitativos, o índice de conhecimento conservacionista (ICC) e o índice de conhecimento técnico (ICT) também foram avaliados a partir da analise das transformações florestais realizadas. O NESF variou significativamente entre os sujeitos em função da idade, escolaridade e lugar de procedência. O entendimento dos adolescentes e jovens sobre a floresta variou entre o nível de entendimento difuso e indiferenciado ao sistêmico, indicando um processo gradual no aumento das complexidades e dinâmicas dos conceitos. O nível de conhecimento dos jovens e adolescentes sobre a floresta foi maior na cidade de Manaus do que na RDS do Uatumã e aumentou gradativamente com a idade e a escolaridade. O ICC também variou significativamente em função da escolaridade e local. O conhecimento conservacionista dos adolescentes e jovens foi maior na cidade de Manaus do que na RDS e mostrou um aumento gradativo com a escolaridade. Os valores e significados atribuídos pelos adolescentes e jovens à transformação da floresta estavam impregnados de aspectos, estéticos, espirituais, utilitários e conservacionistas, vindo tanto da bagagem cultural quanto da própria experiência do sujeito. A decisão de transformar a floresta dependeu do balanço entre os valores atribuídos aos ambientes naturais e construídos. De modo geral, os alunos valorizaram mais os ambientes construídos e optaram por transformar uma boa parte da floresta.
Abstract: Despite their renowned value as repositories of biodiversity and in the regulation of the global climate, tropical forests are being destroyed at an alarming rate. To slow this devastation and preserve these ecosystems for future generations, it’s necessary that we understand the factors which bring persons to destroy them. In the present study, I investigated the cognitive aspects which subsidized the decisions of adolescents and youths of the city of Manaus (urban area) and the Uatumã Sustainable Develoment Reserve (rural area) as they transformed or conserved the tropical forest. To investigate these cognitive elements, a variation of the clinical interview method of Piaget was used, where the interviewer invited the subject to execute a task involved the symbolic transformation of the Forest. After concluding the task, the interviewer presented arguments and contra-arguments to the subject regarding the transformations which he performed. The results were then recorded and analyzed qualitatively and quantitatively in order to identify cognitive elements pertinent to the study. Two qualitative indexes, the level of understanding about the forest (NESF) and the index of green value (IVV), were evaluated through the analysis of the results of the interview and the transformation task. Two quantitative indexes, the index of conservation knowledge (ICC) and the index of technical knowledge (ICT) were also evaluated through the analysis of the results of the transformation task. NESF varied significantly among subjects as a function of age, schooling, and local. The understanding of adolescents and youths about the forest varied between diffused/ undifferentiated and systemic indicated a gradual increase in the complexity of concepts. The level of the knowledge the youths and adolescents about the forest was greater in the city of Manaus than in the RDS Uatumã and increased gradually with age and schooling. The ICC also varied significantly as a function of schooling and local, increasing gradually with educational level and showing higher average levels in Manaus than in the RDS Uatumã. The significance and value attributed to the forest by youths and adolescents varied with local, age and educational level. The decision to transform the forest depended on the balance between the values attributed to the natural and constructed environments, which depended on the level of knowledge about these environments and the social necessities of the subjects involved.
Keywords: Cognição ambiental
Crianças e adolescentes
Floresta Amazônica
Environmental cognition
Children and adolescents
Amazon forest
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Agrárias
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: FORSBERG, Sylvia Souza. Processos cognitivos relacionados à transformação da floresta Amazônica: um estudo com adolescentes e jovens de Manaus e da RDS Uatumã. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4186
Issue Date: 15-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao - Sylvia Souza Forsberg.pdfDissertacao - Sylvia Souza Forsberg8.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.