???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Antonio Vianez da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0088540091232020por
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057190547885429por
dc.contributor.referee1Campos, Maria Sandra-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ediene Pena-
dc.contributor.referee3Souza, Sergio Augusto Freire de-
dc.date.issued2015-05-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Antonio Vianez da. O uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. 201. 147f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4732-
dc.description.resumoNesta dissertação, investiga-se o uso dos operadores mas e embora nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médio. Este estudo objetiva examinar a trajetória desses dois articuladores textuais, bem como o desdobramento dos valores adversativos e concessivos que expressam. Para isso, tem-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, natureza documental e modalidade pautada a análise de conteúdo, fundamentada no Funcionalismo Linguístico, com auxílio da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa. Os resultados obtidos mostraram equilíbrio no número de ocorrências (trinta e nove mas e quarenta embora), no corpus. Também, na construção com negação de inferência, houve proximidade de casos (dezenove mas e quinze embora). Por outro lado, evidenciou-se uma discrepância no número de ocorrências do contraste, com três ocorrências para mas e vinte e cinco para embora. Com os valores semântico-argumentativos de mas, teve-se algo semelhante: oito ocorrências para masSN e vinte e sete para masPA. Na análise empreendida, verificou-se que o sentido dos operadores pesquisados, além dos significados construídos pelos aspectos sintáticos e semânticos, atrela-se à necessidade comunicativa do escritor/leitor. Assim, se a intenção é a estratégia do suspense, opta-se pelo raciocínio adversativo (mas), se pela estratégia de antecipação, elege-se o raciocínio concessivo (embora)por
dc.description.abstractThis dissertation, investigates the use of operators but and although in students’ argumentative texts of the 3rd grade of high school. This study aims to examine the route of these textual articulators as well as their deployment adversative and concessive values expressed by them. For this reason, there is a research with qualitative approach, nature documentary and modality based on content analysis, grounded on Linguistic Functionalism, with the help of Textual Linguistic and Semantic Argumentative. The results showed a balance in the number of occurrences (thirty-nine but and forty although), in the corpus. In construction also with negative inference, there were imminence cases (nineteen but and fifteen although). On the other hand, was evidenced a discrepancy in the number of occurrences of the contrast, three occurrences to but and twenty-five to although. But as argumentative semantic values there was something similar: eight occurrences to butSN and twenty-seven to butPA. It was found that the meaning of the operators researched on this analysis, besides the meaning made by syntactic and semantic aspects, put to communicative necessity of writer/reader. So, if the intention is the thriller strategy, (but) is chosen to adversarial reasoning, by the anticipation strategy, (although) is elected as concessive reasoningeng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11574/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Antonio%20Vianez%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOperadores argumentativospor
dc.subjectValores adversativospor
dc.subjectValores concessivospor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO uso dos operadores MAS e EMBORA nos textos argumentativos de discentes da 3ª série do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Antonio Vianez da Costa.pdfDissertação - Antonio Vianez da Costa1.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.