???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4755
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo, Tacildo de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2603366101703772 | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Alfredo Wagner Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4038326955385773 | por |
dc.contributor.referee1 | Cruz Neto, João Xavier da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9936034232663152 | por |
dc.contributor.referee2 | Bitar, Sandro Dimy Barbosa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9242299183536872 | por |
dc.date.issued | 2014-05-02 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Tacildo de Souza. Números complexos e cônicas. 2014. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4755 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo utilizar a estrutura geométrica dos números complexos para classificar as cônicas , mesmo quando estas não têm seus eixos paralelos aos eixos coordenados do plano, e determinar seus elementos através de uma equação envolvendo termos quadráticos e lineares da variável complexa Z. Com a finalidade de cumprir o objetivo proposto, elaborou-se uma sequência didática que aborda todos os recursos necessários para esse fim. Desse modo, espera-se que esse trabalho contribua para a melhoria do ensino-aprendizagem de cônicas, por meio de números complexos, e possivelmente servir de elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos nos respectivos assuntos. | por |
dc.description.abstract | This study aims to use the geometric structure of complex numbers to classify the conical , even when they do not have their axes parallel to the coordinate axes of the plan , and determine its elements through an equation involving quadratic and linear terms of complex variable Z. With in order to attain the proposed objective , drew up a didactic sequence that covers all the necessary resources for this purpose. Thus , it is expected that this work will contribute to the improvement of teaching and learning conical through complex numbers, and possibly serve as a motivator for students and teachers that seek to improve their knowledge in their subjects. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/11373/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Tacildo%20de%20Souza%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Números complexos - Estrutura geométrica | por |
dc.subject | Sequência didática - Matemática | por |
dc.subject | Ensino de cônicas | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem - Matemática | por |
dc.subject | Complexos e Cônicas | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA | por |
dc.title | Números complexos e cônicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Tacildo de Souza Araújo.pdf | Dissertação - Tacildo de Souza Araújo | 5.47 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.