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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4777
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Motta, Vladimir de Matos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6114212800428319 | por |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Amélia Regina Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 | por |
dc.date.issued | 2015-09-30 | - |
dc.identifier.citation | MOTTA, Vladimir de Matos. A experiência tempo-espaço na cidade de Manaus: a mobilidade urbana. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4777 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo estudar a experiência dos passageiros do transporte público por ônibus na cidade de Manaus. Possuindo como eixos de estruturação o tempo gasto nas viagens e sua vinculação com o espaço formado durante a jornada. Tem como área de estudo a Linha 330 – Centro-Lago Azul, dentro da cidade de Manaus. Ao observar os passageiros foi possível perceber a atuação do tempo sobre os corpos e na criação de experiências alienantes, onde a subjetividade é moldada a partir de um intenso processo de coerção e de exploração. Produzindo, com isso, uma diferenciação na maneira como os grupos sociais percebem e vivem a cidade. Criando também um processo de negação do urbano como categoria de desenvolvimento social. Foram observados na pesquisa que os processos disciplinares que atuam sobre os indivíduos modificam as estruturas de percepção das pessoas que utilizam diariamente o ônibus para se deslocarem pelo tecido urbano, transformando-os em simples usuários. | por |
dc.description.abstract | This theses aims to study the consequences of urban mobility over the passengers or public transportation by bus in the city of Manaus. The structuring axes of sudy are the time spent traveling and the relationship to the space formed throughout the jouney. The empirical case is Line 330, Lago Azul – Centro. By observing its users, it was possible to perceive the time acting over the bodies and the creation of alienating experiences, in which the subjectivity is shaped from an intense process of coercion and exploitation. Producing, thus, thereby a distinction in the way social groups perceive and live the city. Also creating a denial of the urban process as a category of social development. | eng |
dc.description.sponsorship | BASA - Banco da Amazônia | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/8742/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Vladimir%20de%20Matos%20Motta.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mobilidade Urbana | por |
dc.subject | Transporte público | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA | por |
dc.title | A experiência tempo-espaço na cidade de Manaus: a mobilidade urbana | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
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File | Description | Size | Format | |
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Dissertação - Vladimir de Matos Motta.pdf | Dissertação - Vladimir de Matos Motta | 12.42 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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