???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Audemir Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849318802624990por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.referee1Giraldo, Victor Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399por
dc.contributor.referee2Salvatierra Junior, Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7254679644374259por
dc.date.issued2013-08-22-
dc.identifier.citationSOUZA, Audemir Lima de. Teoria dos grafos e aplicações. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4788-
dc.description.resumoNeste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples sobre os conceitos de grafos e torná-los mais conhecidos, pois embora tenha uma grande variedade de aplicações, é um assunto pouco conhecido no Ensino Médio básico. No intimo de divulgar modelagem usando a teoria dos grafos, serão mostrados conceitos e definições, modelos e exemplos clássicos aplicados pelos primeiros estudiosos dessa teoria, com a intenção de motivar o raciocínio lógico de nossos alunos para auxiliá-los nas resoluções de outros problemas. Será mostrado como tais informações podem ser representadas no computador e como decidir por qual representação optar. Também apresentaremos algoritmos que podem nos trazer resultados automáticos ou informatizados, pois determinados problemas só resolveremos com o auxílio da máquina. Acreditamos que esta forma de modelas problemas pode contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem e servir como elemento motivador para alunos e professores que buscam melhorar seus conhecimentos sobre a teoria dos grafos e suas aplicações.por
dc.description.abstractIn this work we make a simple approach to the concepts of graphs and make them better known, because although it has a wide variety of applications, is a little known subject in basic secondary education. In the intimate to disclose modeling using graph theory, concepts and definitions will be shown, models and classic examples applied by early scholars of this theory with the intention to motivate the logical reasoning of our students to assist them in the resolution of other problems. It will be shown as such information can be represented in the computer and how to decide which representation by choice. Also present algorithms that can bring in automated or computerized results because certain problems will solve only with the help of the machine. We believe that this form of modeling-problems can contribute to the improvement of teaching and learning and serve as a motivating factor for students and teachers seeking to improve their knowledge of graph theory and its applications.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/11328/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Audemir%20Lima%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria dos grafospor
dc.subjectEnsino aprendizagem - Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleTeoria dos grafos e aplicaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Audemir Lima de Souza.pdfDissertação - Audemir Lima de Souza2.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.