???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vitor, Cláudio Barros | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1737407468919075 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Disney Douglas de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0809035825922353 | por |
dc.contributor.referee1 | Giraldo, Victor Augusto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8266357230021399 | por |
dc.contributor.referee2 | Salvatierra Junior, Mário | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7254679644374259 | por |
dc.date.issued | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.citation | VITOR, Cláudio Barros. Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas. 2013. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4790 | - |
dc.description.resumo | Faço aqui uma abordagem pouco trabalhada na maior parte dos livros da educação básica, lugares geométricos com uma perspectiva de construção tradicional (régua e compasso) e geometria dinâmica (software de matemática). No primeiro capítulo estudaremos os lugares geométricos elementares com as devidas propostas de construção com régua e compasso. No segundo e terceiro capítulos nos deparamos com uma abordagem histórica do estudo das cônicas bem como suas construções, com o intuito de mostrar que essa abordagem não deve ser feita apenas no encerramento do ensino médio. Para o quarto capítulo reservei um aprofundamento para as equações das cônicas após rotação e finalizando este trabalho, algumas atividades no Geogebra com a possibilidade de visualização na internet. | por |
dc.description.abstract | I here a little- crafted approach in most of basic education books, loci with a traditional construction perspective ( ruler and compass ) and dynamic geometry ( mathematical software). In the first chapter we will study the elementary loci with appropriate construction proposals with ruler and compass . The second and third chapters are faced with a historical approach bevel of the study and its buildings , in order to show that this approach should not only be done in high school closure. For the fourth chapter booked for a deepening of conic equation after rotation and fi nalizando this work , some activities in Geogebra with the possibility of viewing the Internet. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/11322/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Cl%c3%a1udio%20Barros%20Vitor.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de cônicas | por |
dc.subject | Geometria dinâmica | por |
dc.subject | Ensino aprendizagem - Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA | por |
dc.title | Cônicas: lugares geométricos e construções dinâmicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Cláudio Barros Vitor.pdf | Dissertação - Cláudio Barros Vitor | 2.23 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.