???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Maria Bernadete Bonini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515783276195089por
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Sandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057190547885429por
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationALVES, Maria Bernadete Bonini. O ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacional. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5124-
dc.description.resumoNesta pesquisa temos por objetivo refletir quais as contribuições da Sociolinguística Educacional para o ensino da Língua Portuguesa nos cursos de ensino superior. O enfoque dado à pesquisa está na valorização das informações, dadas por docentes e discentes por meio de entrevistas, em busca de entender o papel da disciplina Língua Portuguesa nos cursos superiores, especificamente, nos cursos de Engenharia, Pedagogia e Contabilidade para que possa ocorrer uma mudança de comportamento na relação da sala de aula orientada pelo desenvolvimento de uma pedagogia culturalmente sensível às diferenças sociolinguísticas e culturais dos discentes. Para tanto apresentamos os debates propostos por Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 e outros. Após as considerações teóricas procedemos à análise dos planos de ensino dos cursos, análise das entrevistas individuais realizadas com quinze discentes dos cursos e com três docentes, um em cada curso, e da entrevista em grupo realizada com seis discentes. Os resultados apontam que docentes e discentes estão distantes da realização de um ensino que se paute na reflexão e na análise crítica da língua, especialmente, nas ações da sala de aula e, que, por consequência, estão despreparados para a apropriação do repertório linguístico que lhes permitam empregar com segurança os estilos monitorados da língua, exigidos no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractIn this research we have the objective to reflect which are the contributions of Education Sociolinguistics to the teaching of Portuguese Language in college. The focus is the appreciation of information given by teachers and students through interviews, searching to understand the role of the Portuguese Language course in college, specifically, on Engineering, Pedagogy and Accounting majors, so that can be a change of behavior in regard to the classroom oriented by the development of a pedagogy culturally sensitive to the sociolinguistics and cultural differences of the students. For that, we present the debate proposed by Bagno, 2002; Bortoni-Ricardo, 2005; Mollica 2007; Matos e Silva 2004; Possenti, 2006; Soares 2002, 2012, Geraldi, 2006, Street, 2014 and others. After the theoretical considerations, we proceed to the analysis of the syllabi of courses, analysis of individual interviews performed with fifteen students of the courses and three teachers, one at which major, and the group interview performed with six students. The results points that teachers and students are distant of achieving an education that are guided with a reflected and critic analyses of the language, especially, on the actions in the classroom and, which, by consequence, are unprepared to the appropriation of the linguistic repertoire that allows them to use, with safety, the monitored styles of language, required in the job market.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/13315/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Maria%20Bernadete%20Bonini%20Alves.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociolinguística Educacionalpor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectDocentes e Discenteseng
dc.subjectPortuguese Language teachingeng
dc.subjectUniversity Educationeng
dc.subjectProfessor and studentseng
dc.subjectEducation Sociolinguisticeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICAS, LETRAS E ARTES: LETRASpor
dc.titleO ensino da disciplina Língua Portuguesa no ensino superior à luz da sociolinguística educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Maria Bernadete Bonini Alves.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.