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dc.creatorSilva, Victor Leandro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607880039589291por
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632488092860482por
dc.date.available2016-08-26por
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Victor Leandro da. A margem e o tempo: subjetivismo, universalidade e ficção. 2016. 170 f. Tese ( Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5171-
dc.description.resumoEste trabalho consiste num estudo dos conceitos de universalismo e regionalismo literários, bem como suas implicações no estudo do Romance. As narrativas romanescas têm sido frequentemente categorizadas ora como regionalistas, ora como universais. No entanto, tal classificação costuma ser feita de forma arbitrária, uma vez que as bases sob as quais esses conceitos são aplicados não são consistentes, o que abre caminho para a afirmação de que estes são usados exclusivamente com fins de marginalização de certas manifestações literárias. Em visto disso, a pesquisa aqui realizada procura estabelecer outras formas pelas quais o local e o universal podem ser pensados no romance, utilizando para isso as perspectivas abertas pelas reflexões do filósofo francês Paul Ricoeur acerca da narratividade, as quais permitem pensar o romance como dotado de dimensões que abarcam tanto os aspectos particulares quanto universalizantes da trama. A fim de verificar a consistência da análise, o estudo irá voltar-se para as obras Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, Beiradão, de Álvaro Maia, e Galvez imperador do Acre, de Márcio Souza, que, independente de terem sido elaboradas por autores de fora dos grandes centros, apresentam elementos que permitem alinhá-las ao panorama geral do romance, ao passo que guardam características que as aproximam de seu contexto original de realização.por
dc.description.abstractThis work is a study of universalism concepts and literary regionalism and its implications in the study of Novel.The novelistic narratives have often been categorized either as regionalist, or as universal.However, this classification is usually made arbitrarily, since the basis under which these concepts are applied are not consistent, which paves the way for the claim that these are used exclusively with marginalization purposes of certain literary manifestations. On this, the research seeks to establish other ways in which the local and the universal can be thought of in the novel, making use of the opportunities provided by the reflections of the French philosopher Paul Ricoeur about the narrative which allow us to think the novel as having dimensions that include both private as universalizing aspects of the plot. In order to check the consistency of the analysis, the study will turn to the literary works Relato de um certo Oriente, by Milton Hatoum, Beiradão, by Alvaro Maia, and Galvez Imperador do Acre by Márcio de Souza, that, wheter they have been compiled by authors from outside the major centers, they have elements that allow align them to the general panorama of the novel, while guarding features that approximate their original context of accomplishment.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/13549/Tese%20-%20Victor%20Leandro%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegionalismopor
dc.subjectLiteratura universalpor
dc.subjectRegionalismeng
dc.subjectUniversal Literatureeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleA margem e o tempo: subjetivismo, universalidade e ficçãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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