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dc.creatorSilva, Antonia Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3238837249512757por
dc.contributor.advisor1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Rodrigues da. Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM. 2016. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5280-
dc.description.resumoEsta tese deriva da investigação sobre concepções e práticas educativas dos povos indígenas na Amazônia, reflexões a partir da escola do povo Ticuna, com o objetivo de compreender como se define e em que circunstâncias históricas a educação escolar indígena é diferente da educação nacional. O método compreensivo de Weber foi o aporte teórico-metodológico privilegiado neste estudo, por se entender que a heurística fundante deste método supera as tradições científicas de base positivista e abre novas perspectivas de estudo da realidade social. Para efeito de análise, foram elaboradas três construções, “tipo-ideais”, representando as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena: ação social dos agentes do Governo; ação social dos cientistas que estudam a educação e na ação social dos próprios índios. O caráter interdisciplinar exigiu uma imersão na fonte teórica da Sociologia, da Antropologia, da História e da Educação como campos epistêmicos indispensáveis à compreensão do objeto de pesquisa. Quando se resgatou o processo histórico da escolarização indígena, restou compreendido que os índios sempre desejaram à escola. Todavia, a tendência educacional, presente nas formulações pedagógicas (etnocêntrica e hegemônica), levou os índios a construírem uma aversão ao modelo educacional e não à escola. Acredita-se que os equívocos históricos, filosóficos e pedagógicos conduziram à propositura de propagandear a educação escolar indígena especifica e diferenciada como o tipo ideal de educação para os povos indígenas. No campo jurídico, instituiu-se um novo marco regulatório definindo os princípios educacionais para escolas indígenas, contudo, redundante em seu conteúdo, uma vez que tais princípios eram os mesmos existentes no cenário legal. Construiu-se o “estado da arte” na educação escolar indígena amparando-se em 243 (duzentas e quarenta e três) teses e dissertações, nas quais se evidenciou que a Educação Escolar Indígena Diferenciada é um campo novo de pesquisa com forte acolhida na academia por intelectuais com histórico de engajamento com a causa indígena, o que confere um caráter de militância aos trabalhos, resultando em formulações acríticas desse novo modelo de escola para as minorias étnicas. Hoje, a Educação Escolar Indígena Diferenciada é palavra de ordem no universo indígena e indigenista, mas, na prática, a educação escolar desenvolvida pelos povos indígenas no Alto Solimões ainda segue fundamentada em um modelo de educação tradicional, centrada na transmissão de conhecimentos. A partir deste itinerário acadêmico formulou e defendeu-se a tese de que a Educação Escolar Indígena Diferenciada, nunca existiu, nem na forma dos parâmetros curriculares nacionais, tão pouco, na realidade das escolas indígenas do Alto Solimões, no Estado do Amazonas.por
dc.description.abstractThis thesis derives from the research on educational conceptions and practices of indigenous peoples in the Amazon, reflections from the school Ticuna people, in order to understand how to define and historical circumstances that indigenous school education is different from the national education. The comprehensive method of Weber was the privileged theoretical and methodological support in this study, because it is understood that the founding of this heuristic method overcomes the scientific traditions of positivist base and opens new perspectives for the study of social reality. For analysis were prepared three buildings, "type-ideal", representing the different ways of thinking about indigenous education: social action of government agents; social action of scientists who study education and social action of the Indians themselves. The interdisciplinary demanded an immersion in the theoretical source of Sociology, Anthropology, History and Education as epistemic fields essential to the understanding of the research object. When rescued the historical process of indigenous schooling remains understood that the Indians always wanted to school. However, the educational trend, present in pedagogical formulations (ethnocentric and hegemonic) led the Indians to build an aversion to educational model and not to school. It is believed that the historical, philosophical and pedagogical mistakes led to the bringing of propagandize the indigenous education specific and differentiated as the ideal type of education for indigenous peoples. In the legal field, instituted a new regulatory framework defining the educational principles for indigenous schools, however, redundant in its content, since these principles were the same existing in the legal setting. It built up the "state of the art" in indigenous education sheltering in 243 (two hundred and three) theses and dissertations, in which they showed that the Indigenous Education Differentiated is a new field of research with a strong acceptance in academia by intellectual engagement with history with the indigenous cause, which confers a militant character to work, resulting in uncritical formulations of this new school model for ethnic minorities. Today, the Indigenous Education Differentiated is watchword in indigenous and indigenous universe, but in practice, the school education developed by indigenous people in the Alto Solimões still follows based on a traditional education model centered on the transmission of knowledge. From this academic itinerary formulated and defended the thesis that the Indigenous Education Differentiated, never existed, nor in the form of national curriculum guidelines, so little in fact of indigenous schools in the Alto Solimões, in the state of Amazonas.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/14073/Tese%20-%20Antonia%20R.%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÍndios Tikunapor
dc.subjectEducação Escolar Indígena Diferenciadapor
dc.subjectSociologia Compreensivapor
dc.subjectPovos indígenas na Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleConcepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AMpor
dc.typeTesepor
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