???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Karina Lobo Magalhães | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9740138731314524 | por |
dc.contributor.advisor1 | Sá, Lileana Mourão Franco de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6820794188934308 | por |
dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Karina Lobo Magalhães. Vozes à margem: representações do feminino e do realismo animista em A confissão da leoa. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5386 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação nos dedicamos à leitura do romance do escritor moçambicano Mia Couto, A confissão da leoa, com o intuito de enlaças dois aspectos que aparecem de forma acentuada na produção literária do autor: o Realismo Animista e a representação do feminino. Para isso, antes, se fez necessário um apanhado teórico que elucidasse as marcas do colonialismo europeu no contexto social africano para então compreender a situação periférica tanto da mulher, quanto das culturas autóctones em África. Trazendo o conceito de Realismo Animista, proposto por Pepetela e avigorado por Harry Garuba, adentramos na concepção anímica de mundo africana, assim como, ao propor reflexões acerca do patriarcalismo pudemos observar também a condição marginal à que a mulher é submetida na sociedade moçambicana. Desse modo, ao considerarmos que em África as questões sociais e culturais estão intrinsecamente ligadas à representação anímica da realidade, o fio da meada desta análise é encontrar os aspectos do Realismo Animista que tecem as representações da mulher no romance em questão. | por |
dc.description.abstract | In this thesis we are dedicated to the reading of the writer's novel Mozambican Mia Couto, A confissão da leoa, to ensnare the order two aspects that appear sharply in the literary production of the author: Animist Realism and the representation of women. To this end, before, it was made needed a theoretical overview that elucidate the marks of colonialism European in African social context to then understand the remoteness both women, the indigenous cultures in Africa. Bringing the concept of Animist Realism proposed by Pepetela and invigorated by Harry Garuba, we enter the animistic conception of African world, as well as to propose reflections on patriarchy could also observe the marginal condition to which women are subjected in Mozambican society. Thus, when we consider that in Africa the social and cultural issues are intrinsically linked to the psychic representation of reality, the thread this analysis is to find aspects of Animist Realism weaving the representations of women in the novel in question. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.ufam.edu.br//retrieve/14515/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Karina%20L.%20M.%20Castro.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Realismo Animista | por |
dc.subject | Representações do feminino | por |
dc.subject | Patriarcalismo | por |
dc.subject | Mia Couto | por |
dc.subject.cnpq | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS | por |
dc.title | Vozes à margem: representações do feminino e do realismo animista em A confissão da leoa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Karina L. M. Castro.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.