???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrado, Alice Silva do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9867149397351040por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4628337418347907por
dc.contributor.referee1Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee2Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz-
dc.date.issued2015-08-21-
dc.identifier.citationPRADO, Alice Silva do. Educação nas prisões: desafios e possibilidades do ensino praticado nas Unidades Prisionais de Manaus. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5521-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa as problemáticas e as possibilidades referentes à oferta de ensino aplicada nas prisões da capital do Amazonas. Primeiramente, busca analisar como a proposta de educação chegou aos presídios de Manaus e como estas práticas são pensadas pelas pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Ao considerar as particularidades do sistema penitenciário que interferem diretamente nos resultados da proposta de ensino, a pesquisa adota como campo de estudo alguns dos principais presídios de Manaus, principalmente o Centro de Detenção Provisória (CDP) e a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). A partir das referências bibliográficas, das falas dos professores e de seus alunos em situação de privação de liberdade, observou-se que as perspectivas futuras relacionadas ao ensino nestas unidades tendem a trazer mudanças significativas para a população carcerária e para sociedade em geral, desde que haja empenho por parte dos múltiplos agentes envolvidos no processo educativo voltado para os detentos.por
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the problems and possibilities related to educational provision applied in prisons in the capital of Amazonas. First, it seeks to analyze how the proposed education reached the prisons of Manaus and how these practices are thought by those involved in the teaching-learning process. When considering the particularities of the prison system that directly interfere in the education proposal's results, the research adopts as a field of study some of the main prisons of Manaus, mainly the Provisional Detention Center (CDP) and the Prison Unit Puraquequara (UPP). From the references, the speech of teachers and their students in a situation of deprivation of liberty, it was observed that the future outlook related to teaching these units tend to bring significant changes to the prison population and society in general, since there is commitment from multiple stakeholders in the educational process aimed at detainees.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/15365/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Alice%20Silva%20do%20Prado.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSistema penitenciário em Manauspor
dc.subjectPopulação carceráriapor
dc.subjectEducação nos presídiospor
dc.subjectRessocialização socialpor
dc.subjectReintegração socialpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIApor
dc.titleEducação nas prisões: desafios e possibilidades do ensino praticado nas Unidades Prisionais de Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Alice Silva do Prado.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons