???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Laura Miranda de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2062170933091858por
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193por
dc.date.issued2017-06-28-
dc.identifier.citationCASTRO, Laura Miranda. A influência da língua materna na produção de textos em língua inglesa de alunos do curso de letras do IEAA - UFAM. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6050-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar textos em Língua Inglesa no que se refere às influências da Língua Materna na produção escrita. O corpus da pesquisa foi constituído de treze textos produzidos por alunos de Letras em formação. Para o embasamento teórico, buscou-se elementos da Linguística Contrastiva, ressalvando conceitos dos modelos de análise ligados a ela: Análise Contrastiva, Análise de Erros e Interlíngua, todos campos de estudos da Linguística Aplicada, buscando compreender e constatar as imbricações da língua materna na aprendizagem de línguas estrangeiras, no caso em questão, a língua inglesa. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando autores como Corder (1974), Durão (2004) Ellis (1994; 1998; 1999), Figueiredo (1997), Lado (1957), Selinker (1972), entre outros, que deram suporte para uma reflexão teórica acerca do ensino-aprendizagem de línguas e produção escrita. Tais autores subsidiaram a discussão teórica tanto para a escolha dos procedimentos de análise quanto aos procedimentos metodológicos. A pesquisa foi de natureza majoritariamente qualitativa, porém apresentando alguns dados quantitativos, foi um estudo de caso para o qual foram gerados dados a partir da utilização de um Questionário de Perfil e textos produzidos pelos participantes da pesquisa. A partir das análises do corpus da pesquisa, observou-se que os participantes apresentam na escrita influências da Língua Materna sobre a Língua Estrangeira quer seja nos níveis sintáticos, semânticos, morfológicos, bem como em questões ortográficas, mas também cometem desvios que não estão diretamente ligados com a influência da Língua Materna.por
dc.description.abstractThis research had as it main objective to analyze texts in English Language regarding to the influences of the Mother Tongue in the written production. The corpus of the research consisted of thirteen texts produced by students of Language Course during their formation. For the theoretical framework, we searched for elements of Contrastive Linguistics, highlighting concepts of analysis models linked to it: Contrastive Analysis, Error Analysis and Interlingua, all fields anchored on Applied Linguistics studies, seeking to understand and verify the imbrications of the Mother Tongue on teaching learning of English as a Foreign Language. For this, a bibliographic research was carried out considering authors such as Corder (1974), Durão (2004) Ellis (1994; 1998; 1999), Figueiredo (1997), Lado (1957), Selinker (1972), among others, who supported the theoretical reflection on the teaching-learning of languages and written production. These authors subsidized the theoretical discussion both for the choice of analysis and methodological procedures. The research is mostly qualitative in nature, but presenting some quantitative data, it was a case study for which data were generated from the use of a Profile Questionnaire and texts produced by the participants. From the analyzes of the corpus of the research, it was observed that the participants present in their writing influences of the Mother Tongue on the Foreign Language, whether at the syntactic, semantic, morphological, as well as in orthographic topics, but they also make deviations that are not directly linked with the influence of the Mother Tongue.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/19179/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Laura%20M.%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLíngua inglesa - Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectLinguística contrastivapor
dc.subjectAnálise de errospor
dc.subjectInfluência da língua maternapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpor
dc.titleA influência da língua materna na produção de textos em língua inglesa de alunos do curso de letras do IEAA - UFAMpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Laura M. Castro.pdf3.67 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons