???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJean, Evren Ney da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2432301290510170por
dc.contributor.advisor1Kanda, Jorge Yoshio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690201622600160por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Elisângela Silva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750969335469965por
dc.contributor.referee1Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de Oliveira-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.citationJEAN, Evren Ney da Silva. Educação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagem. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6240-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar de que modo à ferramenta Scratch pode facilitar o trabalho interdisciplinar, colaborativo, no desenvolvimento de recursos educativos que promovam a qualidade de aprendizagem e disseminação da Educação Ambiental em contexto escolar. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, registros em diário de campo, questionário e armazenamento em mídia do material produzido pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com 45 sujeitos, entre pesquisadores, professores e alunos provenientes de instituições de Ensino Superior, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Médio, ambas da rede pública de ensino. Em relação ao trabalho desenvolvido colaborativamente sobre a educação ambiental por meio da ferramenta Scratch, obteve-se como resultado a ação colaborativa desenvolvida entre sujeitos de instituições de ensino distintas, que se caracterizou como uma iniciativa exitosa na construção dos objetos de aprendizagens, tais como: animações, Quiz, histórias interativas e jogos criados de maneira interdisciplinar que pode servir de referências para futuras ações, tanto nas questões que envolvam a Educação Ambiental e/ou Meio Ambiente, como em termos de projetos voltados para a melhoria e qualidade da aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how the Scratch tool can facilitate the interdisciplinary, collaborative work in the development of educational resources which promote the quality of learning and dissemination of Environmental Education in school context. It refers to a qualitative research based on critical-collaborative action-research. The instruments used for data collection were: participant observation, field diary registries, questionnaire, media storage of the material produced by the students. The research was developed in collaboration with 45 subjects among researchers, teachers and students from institutions of Higher Education, Technical Integrated High Schools, High Schools of the Public system. Regarding the collaborative work on environmental education through the Scratch tool, the result obtained was the collaborative action developed between the subjects from different institutions characterised by a successful initiative in the construction of the learning objects, such as: animations, quizzes, interactive stories and games created in an interdisciplinary way which can serve as references for future actions, not only in matters involving Environmental Education and/or the Environment, but also in terms of projects towards learning improvements and quality of learning.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/20543/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Evren%20N.%20S.%20Jean.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectFerramente Scratchpor
dc.subjectQualidade da aprendizagempor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titleEducação Ambiental: um trabalho interdisciplinar utilizando a ferramenta Scratch com alunos do Ensino Médio na construção de objetos de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Evren N. S. Jean.pdf5.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons