???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, João Marcos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5525262461533889por
dc.contributor.advisor1Souza, Leandro de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133010305349485por
dc.contributor.referee1Ferreira, Fábio Medeiros-
dc.contributor.referee2Ávila, Fernando Fulgêncio León-
dc.contributor.referee3Nogueira, Rodrigo Biscaro-
dc.date.issued2016-07-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Marcos de. Engenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processos. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6243-
dc.description.resumoA técnica de modelagem e simulação pode contribuir para melhoria de processos, evitando desperdícios e gastos desnecessários, pois permite avaliar hipóteses sem modificar estruturas físicas nem realocar recursos humanos. Contudo, o investigador que a utiliza, normalmente foca seu trabalho na realização de experiências e nos resultados obtidos, dando pouca atenção à fase de planejamento, que ocasiona perda de tempo e efetividade. Buscando recursos didáticos para minimizar esse problema, o trabalho aqui apresentado focou na seguinte questão: Como auxiliar estudantes de cursos de engenharias a construir modelos conceituais com a técnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? Utilizando como metodologia a Engenharia Didática, planejou-se e executou-se, com um grupo de estudantes de engenharia de produção e engenharia de software, um curso de formação, composto por seis atividades fundamentadas no modelo teórico de investigação estatística PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Ação e Conclusão) e no software de modelagem ProModel® que se diferenciaram pelo modo de exposição dos problemas e pela disposição dos dados. As informações obtidas na fase de análise a posteriori e validação interna sugeriram que a estrutura formativa desenvolvida, aparentemente, propiciou aos futuros engenheiros uma compreensão mais profunda sobre a forma como um sistema funciona, beneficiando o desenvolvimento do modelo conceitual.por
dc.description.abstractData modeling and simulation may contribute to process improvement avoiding unnecessary expenses. Once they allow us to evaluate hypothesis without modify the local structure and relocate human resources. Usually, researches who uses these tool direct their efforts on experimentations and on the results obtained, giving much less attention on the planning phase of the event on research. The planning phase of the event is crucial and once it is skipped the consequences may result on time consuming and lose effectiveness. This work address this gap on data modeling and simulation looking for learning resources focus on minimize this problem with the following questions? How could the professors provide help to students of engineering to build conceptual models using IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)? We used as methodology the Didactic Engineering. We planned and performed a training course with a group of students of Production and Software Engineering. During the course, we developed six activities. These activities were differentiated according to how the problem was exposed and data disposition as well. Both based on theoretical model of Statistics Investigation called PPDAC (Problem, Plan, Data, Analysis, Conclusions) and the modeling software ProModel®. The information obtained at the analysis phase performed a posteriori and internal validation suggested that the learning structural developed apparently propitiate to the group of the students which attended to the training course a deep understanding regarding to how a system work and how it bring benefits to the development of the conceptual model.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/20547/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Joao%20Marcos%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiarapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino em Engenhariapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectModelagem e simulaçãopor
dc.subjectEngenharia - Melhoria de processospor
dc.subjectEngenharia - Recursos didáticospor
dc.subjectTécnica IDEF-SIM (Integration Definition for Function Modeling-Simulation)por
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleEngenharia Didática aplicada no ensino de modelagem e simulação de processospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Joao Marcos Oliveira.pdf88.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons