???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Nilton Miguel da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473346201664049por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Carlos Wagner Marques do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720694292404145por
dc.contributor.referee1Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Alcântara, Marcos Aurélio de-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300-
dc.description.resumoD’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.por
dc.description.abstractD'Ambrósio (1996, p.29) points out “that Mathematic programs are often outdated, obsolete and out of context. Due to this more and more students find it difficult to be motivated about this crystallized science.” In the present work, we seek to present proposals for challenging activities, where students are encouraged to think in an autonomous way. To create, to experiment, to establish strategies and to reach solutions. Different from the classroom, where one usually presents ready and finished work, making it only a copy of the method or the technique.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/21094/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nilton%20M.%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMatemática - Motivaçãopor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectRaciocínio Lógicopor
dc.subjectLogical reasoningeng
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICApor
dc.titleMotivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradorapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Nilton M. Silva.pdf2.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons