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dc.creatorD Avila, Janekely Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7905563091778470por
dc.contributor.advisor1Silva, Heloísa Helena Corrêa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4664295271962137por
dc.contributor.advisor-co1Matos, Beatriz de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130782589745088por
dc.date.issued2018-03-31-
dc.identifier.citationD AVILA Janekely Reis., Os Kulina-Pano do Vale do Javari: histórias, memórias e atuação política. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6455-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de um estudo interdisciplinar que enfocou as próprias narrativas Kulina-Pano a respeito dos seus processos históricos, por eles vivenciados e como esses processos influenciaram nas suas relações interétnicas. Os Kulina-Pano são falantes da língua Pano do ramo setentrional que habita o Vale do Javari no sudoeste do Estado do Amazonas. Hoje a unidade que conhecemos por Kulina-Pano é resultado da união de dois grupos da maloca dos Mawi que ocupavam o igarapé São Salvador e dos Kapishtana que ocupavam o igarapé Pedro Lopes. Esses dois grupos tiveram uma relação marcada por conflitos e acabaram se unindo como estratégia de sobrevivência do grupo após o contato oficial com a Funai. Os Kulina-Pano passaram por três processos violentos que fragilizaram o grupo: a perda demográfica populacional, o conflito com o povo Matses que praticamente dizimou o grupo e a dispersão dos sobreviventes do massacre pela margem do rio Curuçá e pelas cidades em Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte. A partir daí as relações dos Kulina- Pano com os não indígenas regionais e a Funai foram se constituindo, as alianças estabelecidas com os não indígenas regionais foram muito mais fortalecidas. Apesar de todo esse processo histórico, os Kulina-Pano conseguiram se reagrupar e fundar a própria aldeia. Atualmente, os Kulina-Pano estão retomando as relações de aproximação e parcerias com as instituições que atuam no Vale do Javari, como forma de serem atendidos nas suas demandas, além disso, procuram inserção politica e reconhecimento nos espaços institucionais. Para a obtenção dos dados da pesquisa realizada e utilizados nesta dissertação procedemos com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo balizada pela etnografia.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of an interdisciplinary study that focused the Kulina-Pano's own narratives on their historical processes and how these processes influenced their interethnic relations. The Kulina-Pano are a northern branch Panoan language-speaking people that lives in the Javari Valley in the southwest of the state of Amazonas. Today the unit known as Kulina-Pano is the result of the merge of two groups of the Mawi’s longhouse living in the São Salvador river and the Kapishtana people that occupied the Pedro Lopes river. These two groups had a relationship marked by conflicts and ended up coming together as a survival strategy of the group after the official contact with the Funai. The Kulina-Pano went through three violent processes that ended up weakening the group: the demographic loss, the conflict with the Matses people that practically decimated the group and caused dispersal among the survivors towards the Curuça's riverbanks and the towns of Benjamin Constant, Tabatinga and Atalaia do Norte. Since them, once the relationship of the Kulina-Pano with non- indigenous peoples and the Funai established, the alliances with non-indigenous peoples became much stronger. Despite all this historical process, the Kulina-Pano managed to regroup and founded their own villages. Currently, the Kulina-Pano are re-establishing close relationships and partnerships with the institutions that operate in the Javari Valley, as a way to have their demands fulfilled. In addition they seek political insertion and recognition in institucional spaces. In order to obtain the data used in this dissertation we proceed with bibliographical research and extensive fieldwork research based on ethnographyeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/22427/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Janekely%20Reisa%20Davila.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPovos Panopor
dc.subjectMovimento Indígenapor
dc.subjectIdentidade Indígenapor
dc.subjectPanoan peopleseng
dc.subjectindigenous movementeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleOs Kulina-Pano do Vale do Javari: histórias, memórias e atuação políticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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