???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6470
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A memória no filme Órfãos do Eldorado: uma construção através dos personagens e dos espaços
???metadata.dc.creator???: Pereira, Elaine Auxiliadora 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinto, Ernesto Renan Melo de Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo propõe uma análise do filme Órfãos do Eldorado, de Guilherme Coelho, lançado no cinema em 2015. O objetivo é apresentar como foi recontada uma história, que a partir da memória, personagens e espaços são constituídos visualmente e sonoramente. O personagem principal é enredado pela cultura amazônica a partir do momento em que ouve as lendas na voz de Florita. A partir deste momento, o filme vai construindo a rede que enlaça Arminto: rio, personagens, histórias, floresta e sua memória, este, um espaço em que se misturam a realidade e o imaginário das lendas. Inicialmente, buscou-se demonstrar a escolha adotada por Coelho em seu processo de criação do filme. Em seguida, apresenta-se o construto teórico que servirá como base para a análise da construção da obra fílmica. Para isso, utilizou-se conceitos da teoria da memória de Jacques Le Goff (1990), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992), em especial às noções de memória individual e memória coletiva. Para criar o encantamento da cultura amazônica, supomos que Coelho tenha se valido das imagens emblemáticas - rios e florestas - para simbolizar o imaginário, o impossível, o subjetivo, características das lendas amazônicas. Assim, nos apoiaremos também no discurso de João de Jesus Paes Loureiro (2007) sobre a Amazônia, na tentativa de dialogar a linguagem cinematográfica com a linguagem amazônica. O filme Órfãos do Eldorado nos traz uma Amazônia ainda enigmática e encantada. E isso se deve, em parte, ao trabalho realizado com as imagens e sonoridade que dão a narrativa uma ambientação enigmática. Classificamos a produção de Guilherme Coelho como um Cinema sugestivo, pois proporciona ao espectador uma catarse emocional e poética em comunhão com o contexto amazônico.
Abstract: This study proposes an analysis of the film Orphans of Eldorado, by Guilherme Coelho, released in the cinema in 2015. The purpose is to present how a story was retold, which from the memory, characters and spaces are constituted visually and sonorously. The main character is entangled by the Amazonian culture from the moment he hears the legends from the voice of an Florita. From this moment, the film builds the area that links Arminto: river, characters, stories, forest and its memory, this, a space in which the reality and the imaginary of the legends are mixed. Firstly, it was tried to demonstrate the choice accepted by Coelho in his process of creation the film. Following, it is introduced the theoretical concept that will serve as the basis for the analysis of the construction of the film work. To do so, it was used concepts of the memory theory of Jacques Le Goff (1990), Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992), in particular the notions of individual memory and collective memory. In order to create the enchantment of the Amazonian culture, we assume that Coelho used the emblematic images - rivers and forests - to symbolize the imaginary, the impossible, the subjective, characteristics of the Amazon legends. Therefore, we will also base on the discourse of João de Jesus Paes Loureiro (2007) about Amazon, in an attempt to dialogue the cinematographic language with the Amazonian language. The movie Orphans of Eldorado brings us an Amazon still enigmatic and enchanted. Moreover, this is due, in part, to the work done with the images and sonority that give the narrative an enigmatic atmosphere. We classify the production of Guilherme Coelho as a suggestive Cinema, as it provides the spectator with an emotional and poetic catharsis in communion with the Amazonian context.
Keywords: Órfãos do Eldorado - Filme
Cultura Amazônica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: PEREIRA, Eliane Auxiliadora. A memória no filme Órfãos do Eldorado: uma construção através dos personagens e dos espaços. 2018. 132 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6470
Issue Date: 18-Apr-2018
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons