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dc.creatorOliveira, Juan Oreste Braga de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3598821568820616por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Alexandre Santos de-
dc.contributor.advisor1Lattes.por
dc.date.issued2018-05-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juan Oreste Braga de. Amazônia dos sabores: a Amazônia e o campo da gastronomia. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6596-
dc.description.resumoEste trabalho de caráter interdisciplinar se propôs a compreender como a ideia de “Amazônia dos Sabores” é construída e apropriada pelo Campo gastronômico com o intuito de angariar o capital simbólico do referido Campo. Assim, visando alcançar esse objetivo buscou-se: a) identificar os processos históricos/contexto histórico que desencadearam a construção da Amazônia ao longo dos séculos, partindo da Amazônia dos viajantes e chegando a Amazônia dos Sabores; b) mapear, no Campo gastronômico, os agentes que fazem uso do discurso da Amazônia dos Sabores, bem como os agentes e as instâncias capazes de legitimar esse discurso e consagrar esses agentes da altagastronomia c) entender a partir do discurso em confronto com as práticas, como os referidos agentes são consagrados e legitimados, identificando os ganhos e perdas nesse processo, buscando antever seus possíveis desdobramentos. Em nosso percurso metodológico, foi inicialmente realizada uma revisão histórica sobre a ideia de Amazônia enquanto uma “invenção”. Para a análise do campo gastronômico, seus agentes e sua relação com a Amazônia dos Sabores, utilizamos as noções de Campo, produção simbólica, habitus e capital simbólico, conceitos que foram usados para a guiar a discussão e análise do discurso de três chefs a saber; Alex Atala, Felipe Schaedler e Thiago Castanho. As falas dos referidos chefs foram extraídas de entrevistas publicadas na imprensa nacional e internacional, palestras em conferências do Campo, bem como o material de publicidade e propaganda veiculados nas redes sociais dos restaurantes capitaneados por estes chefs. Pôde-se notar que os lucros simbólicos obtidos por esses agentes tendem a ser maiores quão mais exótica a Amazônia dos Sabores se apresentar em sua fala. Uma vez que a ideia da Amazônia enquanto lugar do primitivo e do selvagem, permanece no imaginário dos agentes e das instancias de legitimação, posicionadas no plano global e que têm o poder de consagrar.por
dc.description.abstractIndisponíveleng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/23710/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Juan%20Oliveira.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGastronomiapor
dc.subjectCulinária amazônicapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleAmazônia dos sabores: a Amazônia e o campo da gastronomiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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