???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Celiomar Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146034596206059por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Alfredo Wagner Martins-
dc.contributor.referee1Cabral, Valtemir Martins-
dc.contributor.referee2Ferreira, Max-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Celiomar Machado. Uma fórmula alternativa à formula de Zeller para determinação de datas. 2017. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6661-
dc.description.resumoNeste trabalho procuramos fazer uma abordagem simples de algumas proposições e teoremas clássicos de congruência módular com ênfase no estudo do calendário de forma que esta parte se torne mais conhecida, pois a congruência módular tem um grande papel na resolução de muitos problemas aritméticos, que estão de certa forma esquecidos tanto no ensino básico quanto no ensino de graduação. No intuito de resgatar tais teoremas, desenvolvendo assim habilidades no ensino de Aritmética, exploramos algumas proposições e teoremas:divisibilidade, critério de divisibilidade,fórmula de Zeller, Propriedades das Congruências Modulares , Função Parte Inteira. Acreditamos que dá forma que foi o enfoque da realização desse trabalho, com a utilização de exemplo simples vinculado ao cotidiano do discente, como o uso do calendário, possa servir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Aritmética e possivelmente servir de elemento motivador para alunos e professores que busquem aprimorar seus conhecimentos em Aritmética nos seus diversos desdobramentos.por
dc.description.abstractIn this work, we tried to take a simple approach of some classical theorems propositions and theorems of modular congruence with emphasis in the study of the calendar so that this part becomes better known, because modular congruence plays a large role in solving many arithmetic problems, since elementary and undergraduate education has forgotten. In order to rescue such theorems, thus developing skills in the teaching of arithmetic, we explore some propositions and theorems: divisibility, divisibility criterion, formule Zeller, propriety of modular and entire function. We believe that the focus of this work, using a simple example linked to the student’s daily life, such as the calendar, can be used to improve the teaching and larning of arithmetic possibly serves as a motivating element for students and teachers who seek to improve their knowledge in arithmetic in its various developments.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24465/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Celiomar%20Gon%c3%a7alves%20PPG-PROFMAT.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCongruência Módularpor
dc.subjectCalendáriopor
dc.subjectTeoremapor
dc.subjectAritméticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: ÁLGEBRApor
dc.titleUma fórmula alternativa à formula de Zeller para determinação de dataspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Celiomar Gonçalves PPG-PROFMAT3.09 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons