???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, William Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5679307359044495por
dc.contributor.advisor1Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323por
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470por
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationLIMA, William Vieira de. Percepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonas. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6695-
dc.description.resumoEsta dissertação se baseia no pressuposto de que o uso do Software educacional Scratch pode contribuir para o ensino de Ciências Ambientais, proporcionando aos sujeitos da pesquisa uma aprendizagem significativa sobre o ambiente em que vivem. Tem como objetivo a construção de animações dinâmicas sobre o uso da água com o uso do Scratch. Para alcançar os objetivos propostos da pesquisa, foi estudada a percepção ambiental dos sujeitos sobre o uso da água no pulsar do rio Juruá, bem como o Software educacional Scratch e suas possibilidades para o desenvolvimento do pensamento computacional. O estudo foi realizado em uma escola pública do interior do estado do Amazonas, tendo como participantes o professor-pesquisador e vinte e quatro discentes. A base do trabalho foi a Abordagem da Complexidade Sistêmica. Diante da necessidade de descrever e explicar o fenômeno social em seu contexto, com uso do Estudo de Caso como procedimento metodológico, que permite o uso de múltiplas fontes para explorar o fenômeno em profundidade. Os alunos foram incentivados a desenvolver animações dinâmicas com o uso do Scratch e foram estudados para verificar se a ferramenta proporciona um aprendizado dos conteúdos relacionados às Ciências Ambientais, especificamente o tema água. Para análise, foram realizadas estatísticas descritivas, após alimentação da base de dados, com registros das entrevistas, questionário e dados registrados no diário de campo. A pesquisa mostra que o Scratch pode ser uma ajuda importante para o trabalho curricular, devido ao seu caráter motivacional, desafiador e construtivo, podendo ser inserido como uma proposta pedagógica nas escolas de educação básica.por
dc.description.abstractThis dissertation is based on the assumption that the use of educational Software Scratch can contribute to the teaching of Environmental Sciences, providing the research subjects with a meaningful learning about the environment in which they live. It aims at the construction of dynamic animations on the use of water with the use of Scratch. In order to reach the proposed objectives of the research the environmental perception of the subjects on the use of water in the pulsar of the Juruá River was studied, as well as the educational Software Scratch and its possibilities for the development of computational thinking. The study was carried out in a public school in the interior of the state of Amazonas, with as participants the teacher-researcher and twenty-four students. The foundation of the work was the Systemic Complexity Approach. Faced with the need to describe and explain the social phenomenon in its context, with use of the Case Study as a methodological procedure, allows the use of multiple sources to explore the phenomenon in depth. The students were encouraged to develop dynamic animations with the use of Scratch and were studied to verify if the tool provides a learning of the contents related to Environmental Sciences, specifically the water theme. For analysis, descriptive statistics were performed, after feeding the database, with records of the interviews, questionnaire and data recorded in the field diary. The research shows that Scratch can be an important aid to the curricular work, due to its motivational, challenging and constructive character, and can be inserted as a pedagogical proposal in basic education schools.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24831/Disserta%c3%a7%c3%a3o_William%20Lima_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/24833/Prod.%20Educ._William_Lima_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPercepção Ambientalpor
dc.subjectUso da Águapor
dc.subjectProgramação Scratchpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCiências Ambientais - Ensino-aprendizagempor
dc.subjectSoftware educacional Scratchpor
dc.subjectEnvironmental Perceptioneng
dc.subjectWater Useeng
dc.subjectScratch programmingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIASpor
dc.titlePercepção Ambiental e desenvolvimento Scratch: uso da água no pulsar do Rio Juruá – Eirunepé – Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_William Lima_PROFCIAMB.pdf10.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod. Educ._William_Lima_PROFCIAMB.pdf15.23 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons