???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6747
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Elize Farias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9501910263439622por
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552por
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Elize Farias de. Metodologia de Projetos na educação profissional. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6747-
dc.description.resumoDentro do cenário de mudanças constantes, transformações em todas as dimensões da vida e no mundo, novas ideias e concepções são desencadeadas pelo aparecimento de novos paradigmas. Diante dessa situação, a escola exerce um papel importante no desenvolvimento da cidadania, e como consequência na vida profissional de nossos jovens que almejam inserir-se no mundo do trabalho e na sociedade. Entretanto, a realidade nas instituições de ensino está pautada no antigo paradigma da educação tradicional, valorizando a razão e esquecendo das multidimensões que o sujeito (aluno) é constituído, além do contexto ao qual pertence de natureza complexa. De nossa experiência docente, atualmente no IFAM-CMA, percebemos a forma desconexa que a disciplina de Física é colocada em relação à formação profissional e cidadã pelos alunos da instituição. Diante disso, busca-se satisfazer e/ou contribuir para o crescimento dos educandos em seu preparo para uma vida do século XXI, desenvolvendo competências e habilidades por meio de ações dentro da Metodologia de Projetos. Para isso, a presente pesquisa tem como objetivo principal, desenvolver um sistema de trabalho didático metodológico que satisfaça uma formação integral dos alunos da Educação Profissional no contexto do Ensino de Física. O trabalho estruturou-se em uma proposta abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tomando como instrumentos de coleta de dados, a observação participante, questionários aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos professores. O público-alvo foi uma turma de 3º ano do Curso Médio Técnico em Informática do IFAM Campus Maués. A análise e interpretação dos dados foi mediada pela Análise de Conteúdo, trazendo como resultados satisfatórios das etapas do sistema de trabalho, o desenvolvimento de Competências Gerais de Representação e Comunicação, Interpretação e Compreensão e Contextualização Sociocultural, além de atributos essenciais à sociedade, a saber, a solidariedade, o pensamento sustentável, a curiosidade e a motivação ao estudo da Física, colaborando com uma formação integral dos discentes.por
dc.description.abstractWithin the scenario of constant changes, transformations in all dimensions of life and in the world, new ideas and conceptions are triggered by the emergence of new paradigms. Faced with this situation, the school performs an important role in the development of citizenship, and as a consequence in the professional life of our young people who seek to insert themselves in the world of work and society. However, reality in educational institutions is based on the old paradigm of traditional education, valuing reason and forgetting the multidimensions that the subject (student) is constituted, besides the context to which it belongs of a complex nature. From our teaching experience, currently in the IFAM-CMA, we perceive the disconnected form that the discipline of Physics is placed in relation to the professional and citizen formation by the students of the institution. Therefore, seeks to satisfy and / or contribute to the growth of students in their preparation for a 21st century life, developing skills and abilities through actions within the Project Methodology. For this purpose, the present research has as main objective, to develop a system of didactic methodological work that satisfies an integral formation of the students of Professional Education in the context of Physics Teaching. The work was structured in a proposal qualitative, descriptive and exploratory approach, taking as instruments of data collection, participant observation, questionnaires to the students and semi-structured interviews to the teachers. The target audience was a 3rd grade class of the Technical Course in Computer Science at the IFAM Campus Maués. The analysis and interpretation of the data was mediated by Content Analysis, bringing as satisfactory results of the stages of the work system, the development of General Competences of Representation and Communication, Interpretation and Understanding and Sociocultural Contextualization, as well as attributes essential to society, namely, solidarity, sustainable thinking, curiosity and motivation to the study of Physics, collaborating with an integral formation of the students.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/25452/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Elize%20Carvalho_PPGECIM.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologia de Projetospor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFormação Integralpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleMetodologia de Projetos na educação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Elize Carvalho_PPGECIM2.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.