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dc.creatorLoch, Aliane Aguiar da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1429836115721152por
dc.contributor.advisor1Silva Filho, José Humberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6407212894793482por
dc.contributor.referee1Haysida, Nazaré Maria Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3015930558513406por
dc.contributor.referee2Myczkowiski, Martin Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5215393749626552por
dc.date.issued2018-10-10-
dc.identifier.citationLOCH, Aliane Aguiar da Cunha. Desenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMO. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6764-
dc.description.resumoÉ significativa a escassez de instrumentos de avaliação neuropsicológicas válidos, fidedignos, padronizados e normatizados para a população brasileira. Por este motivo, o presente estudo teve como objetivo verificar as qualidades psicométricas do teste de memória MEMO, desenvolvido no laboratório de avaliação psicológica da UFAM. Para tal, utilizou-se análise de validade convergente e análise de fidedignidade. Participaram do estudo 79 estudantes universitários da Universidade Federal do Amazonas (idade média = 20,8 e desvio-padrão = 2,8). Foram utilizados os instrumentos: teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e Figura Complexa de Rey, para averiguar as relações entre as medidas do teste Memo. Os resultados obtidos indicaram bons índices de validade convergente através de correlações positivas entre as todos o teste MEMO e os testes RAVLT e Figura Complexa de Rey (r = 0,30 a r = 0,47), e ótimos índices de consistência interna para a tarefa um, relativa à evocação imediata (α=0,83) e para a tarefa dois à evocação tardia (α=0,90). Considerando que há evidencia de validade do instrumento estudado, sugere-se que a utilização do teste MEMO pode ser empregada como recurso eficaz por psicólogos e neuropsicólogos na avaliação psicológica, neuropsicológica e no âmbito da pesquisa clínica e experimental. Recomenda-se a realização de outros estudos com os mesmos objetivos em populações com diferentes faixas etárias, com situações socioeconômicas diferenciadas.por
dc.description.abstractThe scarcity of valid, reliable, standardized and normative neuropsychological assessment instruments for the Brazilian population is significant. For this reason, the present study aimed to verify the psychometric qualities of the MEMO memory test, developed in the psychological evaluation laboratory of UFAM. For this purpose, convergent validity analysis and reliability analysis were used. 79 university students from the Federal University of Amazonas (mean = 20.8 and standard deviation = 2.8) participated in the study. The instruments were: auditory-verbal learning test of Rey and Rey Complex Figure, to verify the relationships between the measures of the Memo test. The results obtained indicated good convergence validity indexes through positive correlations between the all the MEMO test and the RAVLT and Rey Complex tests (r = 0.30 ar = 0.47), and excellent internal consistency indexes, for the task task one, relative to immediate recall (α = 0.83) and task two to late recall (α = 0.90). Considering that there is evidence of validity of the instrument studied, it is suggested that the use of the MEMO test can be used as an effective resource by psychologists and neuropsychologists in the psychological, neuropsychological evaluation and in the scope of clinical and experimental research. It is recommended to carry out other studies with the same objectives in populations with different age groups, with different socioeconomic situations.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/25642/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AlianeLoch_PPGPSI.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliação neuropsicológicapor
dc.subjectTeste de Memória MEMOpor
dc.subjectNeuropsicologiapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA: CONSTRUÇÃO E VALIDADE DE TESTES, ESCALAS E OUTRAS MEDIDAS PSICOLÓGICASpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.titleDesenvolvimento de padrões normativos e indicadores de validade do teste de Memória Visual de Curto Prazo - MEMOpor
dc.title.alternativeDevelopment of standards and validity indicators of the Visual Short-Term Memory Test - MEMOeng
dc.typeDissertaçãopor
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