???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6843
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPalma, Edielle Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609059974710176por
dc.contributor.advisor1Andrade, Roberta Ferreira Coelho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6518749034599659por
dc.contributor.referee1Santos, Cláudia Mônica dos-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Hamida Assunção-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.citationPALMA, Edielle Souza de. O ensino das expressões da questão social na Amazônia na formação em Serviço Social: um olhar a partir dos cursos de Serviço Social do interior do Amazonas. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6843-
dc.description.resumoOs estudos sobre a formação profissional em Serviço Social são fundamentais à autocrítica e ao amadurecimento da categoria profissional, visto que permitem identificar fortalezas e fragilidades do processo formativo e vislumbrar caminhos a serem percorridos para alcançar o patamar de formação expresso nas Diretrizes Curriculares construídas coletivamente em 1996 sob a direção da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. São estas diretrizes que preconizam a centralidade da discussão sobre a questão social em todo o processo de formação, considerando as realidades nacionais e regionais. Partindo desta orientação, este trabalho de pesquisa se propõe a analisar como se dá o debate sobre a questão social na Amazônia na formação profissional conduzida nos cursos de Serviço Social no interior do estado do Amazonas. Para o alcance dos objetivos, realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo, articulando dados qualitativos e quantitativos. A investigação foi desenvolvida nos municípios de Parintins, Coari e Itacoatiara, envolvendo uma instituição pública – presente em Parintins – e uma de natureza privada que está presente nos três municípios. Para a coleta de dados, adotou-se a entrevista semiestruturada, com a utilização de um formulário com perguntas abertas e fechadas, que foi aplicado a 16 (dezesseis) sujeitos, incluindo 1 (um) coordenador de curso, 7 (sete) professores e 8 (oito) tutores de sala, dos quais 8 (oito) sujeitos atuam no ensino presencial (coordenador e professores) e 8 (oito) sujeitos do ensino a distância. Os resultados nos indicam que a instituição pública tem espaços mais claros de trato da questão social na Amazônia, inclusive expressos no projeto pedagógico, enquanto a instituição privada – por ter um projeto adotado em todo o país – a discussão sobre a questão social se dá de modo mais genérico.por
dc.description.abstractThe studies about professional training in Social Work are fundamental to the self-criticism and maturation of the professional category, since they allow to identify strengths and fragilities of the formative process and to envisage paths to be followed to reach the level of formation expressed in the Curricular Guidelines constructed collectively in 1996 Under the direction of the Brazilian Association of Teaching and Research in Social Work. These guidelines advocate the centrality of the discussion on social issues throughout the training process, taking into account national and regional realities. Based on this guidance, this research is to analyze how is the debate on social issues in the Amazon in vocational training conducted in the Social Work courses within the state of Amazonas. To achieve the goals, there was literature, documentary, and field, combining qualitative and quantitative data. The research was developed in the municipalities of Parintins, Coari, and Itacoatiara, involving a public institution (located in the city of Parintins) and a private nature of the institution, present in three counties. For the data collection, the semi-structured interview was used, using a form with open and closed questions, which was applied to sixteen subjects, including a course coordinator, seven teachers, and eight classroom tutors, of which eight subjects Work in face-to-face teaching (coordinator and teachers) and eight subjects in distance learning. The results show that the public institution has clearer spaces for dealing with the social question in the Amazon, including expressed in the pedagogical project, while in the private institution that has a project adopted throughout the country the discussion on the social question is given more generally.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/26920/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Edielle%20Palma_PPGSS.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuestão Social na Amazôniapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO ensino das expressões da questão social na Amazônia na formação em Serviço Social: um olhar a partir dos cursos de Serviço Social do interior do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Edielle Palma_PPGSS1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.