???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa Junior, Welff Jose Ferreira da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9437317490632240 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Renato Henriques de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Katiuscia dos Santos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 | por |
dc.contributor.referee2 | Oda, Welton Yudi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2950420618885200 | por |
dc.date.issued | 2018-09-10 | - |
dc.identifier.citation | COSTA JUNIOR, Welff José Ferreira da. Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Química), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6851 | - |
dc.description.resumo | O ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta atualmente diversos desafios, tais como drogas psicoativas. O presente trabalho procura contribuir de forma exigente no ensino de química para os alunos do terceiro ano do ensino médio uma vez que este projeto propõe-se a analisar a pertinência do tema transversal. As drogas psicoativas, como eixo norteador para o ensino de química na EJA, através da compreensão do conceito de drogas psicoativas; dos conteúdos de química orgânica que se relacionem com o tema; do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) que atuará na ampliação da criticidade dos alunos; e através da estratégia Redução de Danos (RD), para que os alunos adquiram uma consciência mais ampla dos efeitos das drogas psicoativas no corpo humano e na sociedade. Também serão desenvolvidas diversas estratégias como: aulas expositivas, dinâmica de grupo, montagem de caça-palavras e de cruzadinha, aula experimental e construção de algumas estruturas orgânicas. | por |
dc.description.abstract | Faced with the requirements in the teaching of chemistry for third year high school students of EJA, this project proposes to analyze the pertinence of the cross-sectional theme, psychoactive drugs, as the guiding axis for the teaching of chemistry in EJA, through the understanding of the concept of psychoactive drugs; the contents of organic chemistry that relate to the theme; of the Science, Technology and Society (CTS) approach that will increase students' criticality; and through the Harm Reduction (RD) strategy, so that students gain a broader awareness of the effects of psychoactive drugs on the human body and society. Several strategies will also be developed, such as: expository classes, group dynamics, setting of word-of-mouth, cross-montage assembly, experimental class and assembly of some organic structures. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/27063/Disserta%c3%a7%c3%a3o_WelffCostaJunior_PPGQ.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Química | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
dc.subject | Drogas Psicoativas | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Abordagem CTS | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Química | por |
dc.subject | Psychoactive drugs | eng |
dc.subject | STS | eng |
dc.subject | Technology and society | eng |
dc.subject | Teaching chemistry | eng |
dc.subject | Harm reduction | eng |
dc.subject | Organic chemistry and STS | eng |
dc.subject | EYA | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA | por |
dc.title | Drogas psicoativas no ensino de química: uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.title.alternative | Psychoactive drugs in chemistry teaching: a sts approach (science, technology and society) for eya (education of young people and adults) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_WelffCostaJunior_PPGQ.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License