???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6869
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saberes e estratégias de gestão de agroecossistemas familiares no Alto Solimões-AM: uma contribuição ao ensino das ciências ambientais
???metadata.dc.creator???: Cordeiro, Adiny Heimy Muller 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
First advisor-co: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Sandra Helena da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dácio, Antônia Ivanilce Castro
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa teve como objetivo principal construir um produto técnico educacional para o ensino de ciências ambientais, a partir de uma orientação pedagógica de compreensão e visibilização dos saberes dos agricultores familiares no complexo processo de gestão dos agroecossistemas de várzea da microrregião do Alto Solimões. Para isso, foi necessário identificar, no âmbito dos agroecossistemas, os processos de trabalho familiar, caracterizar como é percebida e constituída a renda para as famílias de agricultores e descrever, de forma transversal, como são formuladas as estratégias de gestão de agroecossistemas familiares. A proposta de pesquisa teve como instrumento epistemológico norteador o paradigma da complexidade sistêmica e como delineamento de intervenção de campo o Estudo de Caso único, com unidades múltiplas de análise. O estudo foi realizado na localidade denominada Comunidade Praia de Fátima, pertencente ao município de Tabatinga-AM, Alto Solimões. Participaram da pesquisa 57,1% das famílias de agricultores que vivem na localidade e, para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas, trilhas culturais, oficina para confecção de mapas cognitivos e observação direta. Os resultados permitem compreender que os agroecossistemas familiares de várzea da microrregião são altamente complexos e dinâmicos, pois estão localizados em ambientes influenciados por eventos climáticos, principalmente relacionados à inundação e precipitação, que, apesar de periódicos, são incertos quanto as suas intensidades e durações. Logo, todas as atividades agrícolas realizadas pelos agricultores, principalmente as de cultivos agrícolas, extrativismo vegetal, criação animal, pesca e caça, bem como suas estratégias de trabalho, são organizadas e formuladas a partir de um importante condicionante ambiental, o pulsar das águas. Foi também possível observar que, a produção para autoconsumo é realizada em todas as atividades agrícolas e representa uma importante fonte de renda não monetária para a família. Ao manter internamente sua unidade produtiva, o grupo doméstico depende cada vez menos das condições externas ao agroecossistema para se reproduzir biológica, social e economicamente, garantindo sua autonomia no processo decisório. Além disso, a comercialização do excedente da força de trabalho, os benefícios previdenciários, os programas de transferência de renda e a realização de atividades não agrícolas, caracterizadas como pluriatividade, garantem renda monetária à família, permitindo a aquisição de mercadorias necessárias para seu abastecimento. As relações de troca e reciprocidade também configuram se como uma importante estratégia de reprodução social e econômica nos agroecossistemas. Logo, a pesquisa resultou na construção de um kit didático, que busca facilitar a aprendizagem crítica e reflexiva no ambiente escolar sobre o cotidiano dos agricultores familiares que vivem em ambientes de várzea. O material busca visibilizar a complexidade que permeia o processo de tomada de decisão dos agricultores familiares, considerando que estes têm no pulso das águas seu cronograma ambiental de trabalho e geração de renda.
Abstract: The main objective of the research was to build a technical and educational product to teach environmental sciences teaching, based on a pedagogical orientation of understand and visualization of the family farmers knowledge in the complex process of manage the floodplain agroecosystems in Alto Solimões microregion. For this purpose, was necessary to identify, in the agroecosystems, the processes of family work, to characterize how the farmers family income is perceived and constituted, as well as to describe, in a transversal way, how family agroecosystems management strategies are formulated. This research had as an epistemological tool guide, the paradigm of the systemic complexity and as a field intervention, the Single Case Study, with multiple units of analysis. The study was carried out in Praia de Fátima Community, located in Tabatinga city, Amazonas State, Alto Solimões region. 57.1% of local farmers families participated on the research and interviews, cultural trails, a workshop to create cognitive maps and direct observation that were carried out to collect data. The results allow to understand that the family agro-ecosystems from the floodplain micro-region, are highly complex and dynamic, because they are located in environments influenced by climatic events, mainly related to the flood and precipitation, which are periodical, but with intensities and duration uncertain. Therefore, all agricultural activities carried out by farmers, especially those of agricultural crops, vegetable extractivism, animal husbandry, fishing and hunting, as well as their work strategies, are organized and formulated from an important environmental condition: the pulse of waters. It was also possible to observe that, production for self-consumption is carried out in all farm activities and represents an important source of non-monetary income for the family. By internally keeping a productive unit, the domestic group depends less and less on agroecosystem external conditions to reproduce itself biologically, socially and economically, assuring the community autonomy in the decision-making process. In addition, the sale of the surplus labor, social security benefits, income transfer programs and nonagricultural activities, characterized as pluri-activity, guarantee monetary income to the family, allowing necessary goods acquisition for their supply. Furthermore, the exchange and reciprocity relations also allow the social and economic reproduction of these families in their agroecosystems. Therefore, the research resulted in the construction of a didactic material set, which seeks to facilitate critical and reflexive learning in the school environment on the family farmers daily life who lives in floodplain environments. The material seeks to visualize the complexity that permeates the decision-making process of family farmers, considering that these have in the pulse of the waters their environmental work schedule and income generation.
Keywords: Educação
Agricultura familiar
Várzeas
Trabalho e renda
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRARIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: CORDEIRO, Adiny Heimy Muller. Saberes e estratégias de gestão de agroecossistemas familiares no Alto Solimões-AM: uma contribuição ao ensino das ciências ambientais. 2018.146 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6869
Issue Date: 30-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AdinyCordeiro_PROFCIAMB6.86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
ProdutoEducacional_AdinyCordeiro_PROFCIAMB14.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons