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dc.creatorSoares, Lígia Raquel Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114793323573199por
dc.contributor.advisor1Montardo, Deise Lucy Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344437017920336por
dc.contributor.advisor2Seeger, Anthony-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272381103580919por
dc.contributor.advisor-co1Giraldin, Odair-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6898659315585888por
dc.contributor.referee1Bastos, Rafael José de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8219997657167540por
dc.contributor.referee2Santos, Gilton Mendes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8884263402852992por
dc.contributor.referee3Bruno, Ana Carla dos-
dc.contributor.referee4Seeger, Anthony-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9272381103580919por
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationSOARES, Lígia Raquel Rodrigues. “Eu sou o gavião e peguei a minha caça”. O ritual Pepcahàc dos Ràmkôkamẽkra/Canela e seus cantos. 2015. 360 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6878-
dc.description.resumoEsta tese tem como ponto principal a etnografia do ritual Pepcahàc dos Ràmkôkamẽkra/Canela, povo Jê do Brasil Central, e seus cantos. Considerado como “Festa de Gavião”, este é um ritual que trata da iniciação e formação masculina e tem como um dos pontos principais a formação de corpos e pessoas preparados para enfrentar a vida adulta com a força da onça e a fortaleza da pedra. Construir pessoas e corpos é viver momentos de liminaridade, junto aos espíritos e a outros seres, os quais podem ser “Outros”, mas que em determinados momentos podem ser “Nós”, especialmente no compartilhamento de poderes para a sustentação de todos os seres. E uma das maneiras de sustentar esses corpos é através dos cantos os quais possibilitam a interação com tais forças, mas também a alegria necessária para manter e reproduzir vidas. Parte-se do ritual do Pepcahàc para descrever o universo músico-ritual dos Ràmkôkamẽkra/Canela e suas classificações que se constitui numa teia densa de sistemas cancionais, instrumentos musicais, adornos, performances, pinturas corporais, resguardos, relações de parentesco e amizades formais essenciais para a constituição do sujeito e do coletivo desses povos. Com a análise dos conjuntos cancionais presentes no repertório do sistema cancional do Pepcahàc, torna-se possível compreender toda a riqueza musical desse sistema que tem, como um de seus objetivos maiores, construir sujeitos resistentes e fortalecer o coletivo, renovando e reforçando as estratégias utilizadas também para a convivência entre os diferentes povos reunidos na aldeia Escalvado.por
dc.description.abstractThis thesis has as main point ethnography Pepcahàc ritual of the Ràmkôkamẽkra/Canela, a Gê speaking people of Central Brazil and its musics. Regarded as "Hawk´s Party", this is a ritual that deals with male initiation and training. One of its main targets is the formation of bodies and people prepared to face adulthood with the strength of jaguar and the endurance of stone. To produce people and bodies goes to live moments of liminality, near to the spirits and other beings, which may be sometimes “Others, but another one, maybe an “We”, especially in the sharing of powers to the support of all beings. And one of the ways to support these bodies is through the musics that enable both the interaction with such powers, and with the happiness needed to maintain and reproduce whole life. Starting from the pep-cahàc ritual, goes to describe the musical-ritual universe of Ràmkôkamẽkra/Canela which is a dense web of cancionais systems, performances, body ornaments, body painting, body restrictions, kinship relationship and formal friendships, which are central for the constitution either the subject or the collectivity of these people. With the analysis of the Pepcahàc cancional system and its cancional sets, we can understand the musical richness of that system who has, as one of its major goals, build resistant persons and strengthen the collective, renewing and strengthening the strategies also used for coexistence between different people gathered in the village Escalvado.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/27279/Tese_L%c3%adgiaSoares_PPGAS.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentMuseu Amazônicopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPovos indígenas Jëpor
dc.subjectPovos Timbirapor
dc.subjectRitual Indígenapor
dc.subjectEtnomusicologiapor
dc.subjectRitual de Iniciação Masculinapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA: ETNOLOGIA INDÍGENApor
dc.title“Eu sou o gavião e peguei a minha caça”. O ritual Pepcahàc dos Ràmkôkamẽkra/Canela e seus cantospor
dc.title.alternative"I'm the hawk and have caught my hunting". The Ràmkôkamẽkra/Canela's Pepcahác ritual and its songseng
dc.typeTesepor
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