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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Guia didático colaborativo de trilha interpretativas: uma contribuição para o ensino das ciências ambientais
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Jamison Barbosa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Martins, Ayrton Luiz Urizzi
First advisor-co: Martins, Lúcia Helena Pinheiro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Amazonas - Campus Tabatinga (IFAM/CTB), tendo como objetivo produzir um produto educacional que pudesse contribuir como uma ferramenta para o ensino de ciências ambiental. Portanto surgiu como proposta a utilização do guia didático colaborativo ao ensino de ciências ambientais a partir do planejamento de uma trilha interpretativa na unidade educativa do IFAM/CTB. A pesquisa foi desenvolvida tendo como orientação os preceitos metodológicos da etnonoecologia. Para atender os objetivos específicos 01) caraterização dos agroecossistema das unidades do IFAM: i) delimitação do territorial do IFAM/CTB; ii) estudo sobre a historicidade de ocupação espacial e temporal da área. 02) identificação dos pontos de interpretativos e os aspectos de atratividade ao ensino em ciências ambientais, a partir de três etapas: i) Levantamento etnoecológico mediante a técnica de turnê guiada, com participação de servidores do IFAM/CTB (docentes e técnicos administrativos em educação) e ex-moradores do local de estudo; ii)levantamento etnobotânico; iii)Mapeamento dos aspectos com potencial interpretativo.03) Elaboração da Trilha com Roteiro Interpretativo: para a definição do traçado das trilhas e os pontos de parada para interpretação, foi utilizado o método “Indicadores de Atratividade dos Pontos Interpretativos” (IAPI). Através do histórico ambiental da trilha pré existente foi possível entender o processo e ocupação da UED/IFAM. Antes da década de 90 a área atualmente pertencente ao IFAM/CTB era utilizada para atividade pecuária, a partir da década 90 três famílias passaram a ocupar este espaço dando inicio a criação de animais de pequeno porte, cultivo de plantas frutíferas e plantas de ciclo curto. No ano 2008 e 2010 essas famílias deixam essas propriedades e a prefeitura através de doação as repassa para o IFAM/CTB que passa a ocupar um total de 20ha de terra. Nesse território foram instaladas unidades educativas de produção, voltada a práticas pedagógicas atendendo os cursos de ensino tecnológico da instituição. Em 2015 houve o inicio de implantação da trilha ecológica, porém não planejada, utilizando um espaço nas UED. Nos anos seguintes são utilizados trilhas pré existentes feitas pelos antigos moradores para acessar seus cultivos. A partir do histórico ambiental e com participação de interagentes (ex moradores e profissionais de educação do IFAM/CTB) foi possível realizar a caracterização dos componentes de paisagens existentes na UED (sitio, roça antiga, capoeira, capinzal, área degradada, nascente e igarapé) e mediante as técnicas etnoecológicas e etnobiológicas foi possível identificar os aspecto ambientais com potencial interpretativo. Foram identificados 49 pontos com potencial ara atratividade, que após análise utilizando os critérios proposto no método IAPI foram selecionados 19 pontos de atratividade iniciais para interpretação e integrados ao o guia didático colaborativo e assim serem utilizado no ensino das ciências ambientais. A trilha é um meio de ensinar de forma colaborativa, contextualizando as características especificas do lugar e levando em consideração o saber local na construção do conhecimento a partir das ciências ambientais.
Abstract: This research was carried out at the Federal Institute of the Amazon - Campus of Tabatinga (IFAM / CTB), having as source an educational manual that can be used as a tool for the teaching of environmental sciences. What has come to be a use of the didactic guide for the teaching of environmental sciences outside the planning of an interpretative trail in the educational unit of the IFAM / CTB. A. It was developed based on the methodological precepts of ethno-ecology. for the specific objectives 01) characterization of the agroecosystem of the IFAM units: i) territorial delimitation of IFAM/CTB; ii) study on the historicity of spatial and temporal occupation of the area. 02) to identify the interpretative aspects and aspects of teaching ability in science teaching, from three stages: i) Ethnological survey with a guided return technique, with the participation of IFAM / CTB officials (teachers and education subjects) and former residents of the study site; ii) ethnobotanical survey; iii) Mapping of the aspects with interpretative potential. 03) Elaboration of the Trail with Interpretive Script: The "Indicators of Attractiveness of the Interpretative Points" (IAPI) Through the environmental history of the pre-existing track it was possible to understand the process and occupation of the UED / IFAM. Before the 1990s, the area currently belonging to the IFAM / CTB was used for livestock activities. From the 90s onwards, three families started to occupy this space, beginning with the creation of small animals, cultivation of fruit plants and short cycle plants. In the year 2008 and 2010, these families leave these properties and the city hall through donation passes them to the IFAM / CTB that occupy a total of 20ha of land. In this territory educational production units were installed, focused on pedagogical practices attending the technological teaching courses of the institution. In 2015 there was the beginning of implementation of the ecological trail, but not planned, using a space in the UED. In the following years pre-existing trails made by the ancient residents are used to access their crops. From the environmental history and with the participation of interactors (former residents and education professionals of the IFAM / CTB) it was possible to characterize the components of landscapes in the UED (site, old farmland, capoeira, grassland, degraded area, spring and igarapé) and through ethnoecological and ethnobiological techniques it was possible to identify the environmental aspects with interpretative potential. We identified 49 points with potential for attractiveness, which, after analysis using the criteria proposed in the IAPI method, were selected 19 initial attractiveness points for interpretation and integrated into the collaborative didactic guide and thus be used in teaching environmental sciences. The trail is a means of teaching collaboratively, contextualizing the specific characteristics of the place and taking into account local knowledge in the construction of knowledge from the environmental sciences.
Keywords: Percepção ambiental
Agroecossistemas
Estratégia de ensino
Etnoconhecimento
Environmental Perception
Agroecosystems
Teaching strategy
Ethnoecology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: OLIVEIRA, Jamison Barbosa de. Guia didático colaborativo de trilha interpretativas: uma contribuição para o ensino das ciências ambientais. 2018. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais) - Centro de Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6886
Issue Date: 30-Oct-2018
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